A dupla Ott Tanak/Martin Jarveoja, com o Toyota Yaris WRC, é a primeira líder do Vodafone Rally de Portugal, depois de ter sido a mais rápida, na tarde desta quinta-feira, na super especial de Lousada (3,36 km). O estónio, recente vencedor do Rali da Argentina, bateu por 0,4 segundos o finlandês Teemu Suninen (Ford) e o pentacampeão e líder deste Mundial Sébastien Ogier (Ford), que estabeleceram uma marca igual, alcançando o segundo melhor tempo. A equipa Ford entra na sexta prova da temporada em bom plano, ao colocar dois Fiesta no pódio desta classificativa de abertura.
Kris Meeeke foi o mais rápido da Citroën, tal como Andreas Mikkelsen na Hyundai, sendo que ambos terminaram a especial a 1,4s de Tanak.
No WRC2, o campeão Pontus Tidemand (Skoda) não deixou créditos por mãos alheias, ao deixar Stephane Lefebvre (Citroen) a 1,2 segundos de diferença, exatamente a mesma margem a que ficou o britânico Gus Greensmith (Ford).
Entre os pilotos portugueses, Joaquim Alves (Skoda) foi o mais rápido, com 2m44,6s, superando Pedro Meireles (Skoda), por uma décima, enquanto Miguel Barbosa (Skoda) terminou em terceiro, com 2.45,2.
José Pedro Fontes esteve longe de fazer uma estreia auspiciosa com o Citroën C3, já que problemas com a ignição não lhe permitiram, sequer, sair do parque fechado em Guimarães, rumo a Lousada.