CFILogin.resx
NeuvilleTrain

Seis exercícios para ser candidato ao título no WRC

17 maio 2018

Thierry Neuville é piloto no Campeonato do Mundo de Rally desde 2009 e com três presenças no segundo lugar final do campeonato ele sabe um coisa ou outra sobre como se preparar a ele próprio para o calendário global que atravessa todo o tipo de superfícies e as mais desafiantes condições climatéricas.

O belga está a dez pontos do líder do campeonato, Sébastien Ogier, após as cinco primeiras rondas do ano e com o Rally de Portugal a ser o próximo duelo a partir da próxima quinta-feira.

Aqui ficam seis exercícios que Neuville utiliza para se manter em forma quando não está em velocidade máxima ao volante do seu Hyundai i20 e com o seu co-piloto Nicolas Gilsoul a seu lado:

Resistência: Saltar de e para um pneus ao mesmo tempo que esticas os braços utilizando a resistência de um elástico. Duas séries de 20 repetições. Melhora a resistência, coordenação braço e perna e a precisão já que Neuville não podem olhar para os pedais quando está a conduzir.

Centro: Apoiado sobre um pneu de automóvel e inclinando da esquerda para a direita. Quatro vezes 20 repetições. Treinar abdominais é sempre uma boa ideia, já que nos trás equilíbrio e melhora a força em todo o corpo. Quando conduz muita da força feita por Neuville passa pelos seus ombros.

Reacção: Apanhar bolas de ténis enquanto segura um peso e sempre a olhar para a frente. Quatro vezes durante 30 segundos. Neuville faz este serviço enquanto se equilibra numa bola para aumentar o nível de dificuldade. É desta forma que Neuville treina a velocidade das suas reacções e desenvolve a capacidade de detectar pormenores com a sua visão periférica ao mesmo tempo que treina os seus músculos dos ombros.

Velocidade: Rodar um aparelho especial - o ‘power loop’ - ao mesmo tempo que se equilibra num pneu de automóvel. Em casa, podem ser utilizados dois pequenos pesos. Duas vezes 90 segundos. Neuville treina a velocidade dos seus braços e equilíbrio com um aparelho especial. A resistência também pode ser melhorada.

Visão: Neuville utiliza um acessório com luzes onde tem que bater quando estas se acendem. Pode ser afinado para acender a diferentes velocidade e com cores distintas. Se o quiserem fazer em casa de forma mais simples, coloquem números escritos em ‘post-it’ e peçam a alguém para dizer os números de forma aleatória. Três vezes 50 número correctos. Isto treina a capacidade de resposta e a visão periférica ao mesmo tempo que Neuville se mantém a olhar para a frente e melhora igualmente a coodenação mão-olho que é muito importante quando em competição.

Equilíbrio: Enquanto se equilibra numa bola, dobrar e esticar a perna esquerda, segurar um peso à altura da direcção e virar o mesmo como um volante. Dois elásticos grandes providenciam a resistência. Quatro vezes 30 segundos. Ao esticar a sua perna esquerda Neuville treina a sua crucial perna da travagem.

O piloto de 29 anos revela igualmente: ‘Conduzir nos rallys exige muito do nosso corpo. Por isso é muito importante estar na melhor forma. Se estiver a conduzir numa estrada de terra a 140 quilómetros por hora, a cortar as curvas na perfeição e saltar ao longo de dezenas de metros, tenho que estar sempre com tudo controlado. Concentração, nível de alerta elevado e capacidade de resposta são extremamente importantes. Tenho que ter reações muito rápidas, porque qualquer décima de segundo pode fazer a diferença.” revela o piloto da marca sul-coreana.

scroll up