Sébastien Ogier conseguiu evitar problemas ao longo deste sábado, enquanto os rivais se debateram com calor intenso e, depois de partir com mais de meio minuto de atraso para a frente da prova, o Campeão do Mundo em título saltou de quinto para a primeiro no Rally Guanajuato México com uma vantagem de 35,9 segundos sobre os demais.
O penta-Campeão do Mundo assinou quatro vitórias consecutivas em troços nas montanhas em volta de León, o que o deixa às portas da segunda vitória do ano com o Ford Fiesta.
Ogier deixou atrás de si uma série de pilotos desapontados, principalmente o nove vezes Campeão do Mundo Sébastien Loeb. O gaulês de 44 anos chegou a lutar por aquela que seria a sua primeira vitória em terra numa jornada do WRC em cinco anos depois de assumir a liderança do rali durante a manhã.
Contudo, um furo no pneu frontal esquerdo acabou com o sonho. Loeb perdeu quase 2m30s ao parar para trocar a roda depois de bater numa pedra com o Citroën C3. Resultado, o gaulês caiu para quinto.
O colega de equipa Kris Meeke assumiu as rédeas do ataque a Ogier. Ele estava a poucos segundos do francês quando sofreu um pião que o fez perder tempo, se bem que o irlandês não acreditava ter ritmo para se manter em contacto com a frente.
Dani Sordo começou o dia na liderança, com menos de três segundos de margem sobre Loeb, mas sofreu um furo depois de bater na mesma pedra que o rival francês. O espanhol teve mais sorte e conseguiu levar o Hyundai i20 até ao final do troço perdendo apenas 30 segundos. Ele terminou o dia em terceiro, a 10,9 segundos de Meek.
Ott Tanäk perdeu o terceiro posto em que iniciou o dia. O estónio debateu-se com problemas de turbo no seu Toyota Yaris durante a segunda metade do dia e acabou por desistir pouco depois.
Andreas Mikkelsen, frustrado, ficou entre Sordo e Loeb, em quarto. O norueguês tentou técnicas de pilotagem diferentes e alterou a afinação do seu i20 com o intuito de recuperar o tempo perdido, mas não conseguiu os resultados pretendidos.
O líder do Campeonato Thierry Neuville teve mais um dia complicado aos comandos do i20. A abrir a estrada ele voltou a limpar os troços e cometeu vários erros que lhe custaram ainda mais tempo. A juntar a isso, ele parou durante um minuto na primeira especial do dia devido à entrada de água para o motor ao passar por um rio. Mas não foi tudo, o belga foi ainda vítima de um furo lento. Tudo junto, Neuville acabou o dia em sexto.