A mais emocionante e imprevisível luta pelo título do WRC na última década provocou grande aumento das audiências televisivas a nível global na primeira metade da época de 2017.
A audiência total das primeiras sete jornadas ascendeu aos 463,45 milhões, um acréscimo de 17% em comparação com período homólogo de 2016, isto de acordo com o estudo independente levado a cabo pela Nielsen Sports.
Os números respeitantes aos meses de janeiro, com o Rally de Monte-Carlo a abrir a temporada, a junho, data do Rally Italia Sardegna, representam ainda um aumento global de 10% no tempo total de transmissão, que acendeu as 6.650 horas.
O interesse no Campeonato disparou graças ao surgimento dos mais potentes e agressivos carros da nova geração do WRC, e também devido ao regresso da Toyota e Citroën.
As primeiras quatro jornadas do ano contaram com quatro pilotos e marcas diferentes a vencerem, enquanto após Itália, a sétima jornada, eram já cinco os pilotos diferentes a terem subido ao mais alto do pódio.
A primeira ronda do ano foi vista por quase 120 milhões de espectadores, um acréscimo de 16 milhões em comparação com 2016. É já a terceira época consecutiva em que a prova monegasca ultrapassa os 100 milhões de espectadores.
A audiência do Rally Guanajuato Mexico cresceu em mais de 22 milhões de espectadores para chegar aos 87 milhões, em boa parte graças à espetacular partida da Praça Zócalo, na Cidade do México, e também ao dramático final, com Kris Meeke a salvar a vitória depois de saída de estrada e incursão por um parque de estacionamento a um quilómetro do final.
Enquanto a Europa é o mercado líder, assiste-se a rápido crescimento na Ásia, com a China e Japão a estarem no Top 10 dos países com maior audiência televisiva.
O Diretor do WRC Promotor, Oliver Ciesla, disse que os números premeiam a estratégia de investir em mais programas televisivos.
“Respondemos a um enorme interesse na nova era dos carros WRC com o aumento e maior variedade da cobertura em direto,” disse.
“Agora transmitimos com regularidade uma especial em direto ao sábado à tarde e aumentámos a nossa cobertura de domingo de uma hora para 90 minutos à hora do almoço, aquando da última especial de cada prova, o Power Stage, mostrando mais emoções.”
Também se assistiu a forte resposta dos adeptos aos vídeos, fotos e artigos do WRC na Internet. A análise a meio da época mostrou significativa cobertura televisiva online.
Em seis meses o fãs geraram mais de 36 milhões de visualizações dos programas do WRC em sites de desportos motorizados em 20 mercados chave (não incluindo o WRC+ e o canal oficial do Campeonato no YouTube).