O mais longo troço do Vodafone Rally de Portugal ditou nova mudança na liderança da classificação geral. Ott Tanak bateu numa barreira, danificou a suspensão traseira esquerda do Ford Fiesta e foi nessas condições que continou em prova. Perdeu mais de 1m20s para o vencedor da “especial”, Sébastien Ogier, e caiu de primeiro para quinto.
O campeão do mundo e líder do campeonato era segundo da geral à entrada para Amarante 1. Com a vitória no troço e os problemas de Tanak, assumiu, pela primeira vez, o comando da classificação no Vodafone Rally de Portugal.
Ogier está na frente com 19,5s de vantagem para Thierry Neuville. A manhã correu de feição ao francês que foi o mais rápido em duas especiais, a primeira e a terceira. O aumento do ritmo, em parte devido à melhor posição na estrada, fê-lo subir na classificação.
Tanak ainda se defendeu em Cabeceiras de Basto 1, mas o estónio não conseguiu aguentar o ritmo elevado. Cometeu um erro e só em circunstâncias pouco convencionais poderá vencer.
Com estas trocas entre os primeiros, a Hyundai passa a ter dois carros no pódio. Além de Neuville que é segundo, Dani Sordo está em terceiro, a 25 segundos de Ogier. O espanhol começou o dia na segunda posição, mas não foi suficientemente rápido nos dois primeiros testes da manhã. Caiu na classificação e só em Amarante se revelou mais competitivo.
Quem também teve um mau início de dia foi Jari-Matti Latvala. O finlandês mal dormiu com febre e sentia-se muito debilitado. Só a toma de analgésicos e depois de se alimentar entre Cabeceiras de Basto 1 e Amarante 1 lhe deu energia para ser mais forte. Isso resultou na quarta marca na classificativa mais longa.
Com a primeira secção do dia concluída, as equipas regressam à Exponor, em Matosinhos, para a assistência. Craig Breen é o melhor Citroën, na quarta posição.
No WRC2, Andreas Mikkelsen tem mais de um minuto de vantagem para o segundo, o seu colega de equipa na Skoda, Pontus Tidemand. O sueco tem sido protagonista de um duelo interessante pela segunda posição com Teemu Suninen. Depois de muito tempo em perseguição, conseguiu subir um lugar e agora é Tidemand que joga à defesa. Os dois estão separados por 5,9 segundos.
Miguel Campos continua a ser o melhor português no Vodafone Rally de Portugal. O piloto do Skoda Fabia R5 começou o dia em nono dos WRC 2 mas já subiu duas posições e está no sétimo posto da categoria.