CFILogin.resx

Neuville acaba com dias negros com vitória na Sardenha

12 junho 2016

Thierry Neuville colocou ponto final em mau momento de forma ao assinar a segunda vitória da carreira após brilhante prestação no Rally Itália Sardenha que terminou neste domingo.

Depois de um difícil final de 2015 e igualmente complicado arranque desta época, tudo se conjugou para o belga no Mediterrânio ao vencer o duro evento de quatro dias na Sardenha com 24,8 segundos de margem aos comandos do seu Hyundai i20.

Ele tornou-se no quinto piloto diferente a vencer este ano e, ao mesmo tempo, o quinto nas últimas cinco rondas do Campeonato do Mundo FIA de Ralis. Um triunfo que surge mais de ano e meio depois da primeira vitória na Alemanha, em 2014.

Neuville levou de vencida nove das 19 classificativas propostas, passando para a frente da classificação na tarde de sexta-feira e defendendo-se muito bem dos ataques de Jari-Matti Latvala. O finlandês reduziu o atraso para menos de três segundos na manhã de sábado, antes de Neuville se isolar e ter um derradeiro dia fácil.

Apesar de problemas com o Volkswagen Polo R, Latvala liderou por três vezes no segundo dia de prova ao responder às prestações de Neuville e Sébastien Ogier. Uma nova caixa de velocidades melhorou o comportamento do Polo R, mas Latvala acabou por aceitar a derrota esta manhã quando deixou a diferença para o líder chegar aos 20 segundos.

Ogier aumentou a vantagem no Campeonato ao terminar no terceiro posto com o outro Polo R. A abrir a estrada nos primeiros dois dias, o francês perdeu tempo a limpar o piso e arriscou com compostos macios na sexta-feira e manhã de sábado para terminar no almejado pódio.

Dani Sordo garantiu o quarto lugar, pela quarta vez consecutiva, o que valeu ao espanhol do Hyundai i20 a subida ao segundo lugar da geral. Ott Tänak e Eric Camili, que se estreou a vencer especiais hoje, completaram a lista dos seis primeiros, ambos em Ford Fiesta RS.

Henning Solberg superou os problemas de suspensão para terminar em sétimo, à frente do vencedor do WRC 2 Teemu Suninen, Jan Kpecky e Karl Kruuda.

Mads Østberg não conseguiu voltar a rodar hoje depois da equipa lhe ter diagnosticado uma falha de motor após ter partido a transmissão ontem. Outra desistência de monta no início do rali foi a Hayden Paddon, enquanto Lorenzo Bertelli também ficou pelo caminho, ambos por acidente.

A próxima jornada do Campeonato do Mundo de Ralis tem lugar de 30 de junho a 3 de julho, o Rally da Polónia.

scroll up