CFILogin.resx

Meeke invicto na manhã de sábado

21 maio 2016

Líder do Vodafone Rally de Portugal desde a segunda especial, Kris Meeke voltou a estar em evidência durante a manhã de hoje. O piloto da Citroën ganhou as três especiais que se realizaram – Baião 1, Marão 1 e Amarante 1 – e consolidou o primeiro lugar face a Sébastien Ogier, segundo classificado na prova, em 31 segundos. Se ao início da manhã, os dois estavam separados por 31,9s, à chegada à Exponor, em Matosinhos, para o parque de assistência intermédio, o britânico tem o campeão do mundo a 1m02,9s.

A indefinição pela vitória começa a desaparecer, até porque o francês da Volkswagen assumiu no final do dia de ontem que não estava preocupado com Meeke. O piloto da Irlanda do Norte não faz as provas todas do campeonato do mundo e Ogier entrou para o terceiro dia no Vodafone Rally de Portugal mais preocupado com Dani Sordo, terceiro ao início da manhã, e Andreas Mikkelsen, que começou o dia em quarto.

O espanhol e o norueguês foram protagonistas na ronda matinal. Sordo começou na frente mas cedo percebeu que não estava tão competitivo como ontem. Pelo contrário, Mikkelsen está a traduzir nos tempos o à vontade que se sente ao volante do Polo WRC e os dois trocaram de posição. O nórdico é agora terceiro com uma vantagem de 4,9s para o adversário da Hyundai.

Pela negativo destacaram-se Stéphane Lefebvre, Thierry Neuville e Mads Ostberg. O piloto francês da Citroën fazia uma das suas melhores exibições no WRC mas teve de encostar logo em Baião 1 com o braço de suspensão do DS3 partido. O belga da Hyundai ficou pelo caminho com falta de combustível em Marão 1, enquanto Ostberg começou a perder mais tempo do que o normal na segunda especial do dia. Tudo porque o Ford Fiesta WRC ficou sem tracção traseira. Pior sorte teve Elfyn Evans que capotou em Amarante 1. Também Henning Solberg ficou sem tracção no Ford Fiesta WRC privado já na derradeira especial da manhã.

No WRC2, Pontus Tidemand entrou em modo de gestão e deixou-se bater nos troços por Teemu Suninen, que regressou em Rally 2, e por Elfyn Evans. O galês mostrou-se rápido mas também inscontante e acabou por capotar o Fiesta R5 em Amarante 1. Na classificação, o sueco em mais de 1m20s de vantagem sobre o peruano, Nicolas Fuchs.

Durante a tarde, as equipas repetem as passagens pelos troços de Trás-os Montes e do Douro. Começam pelo troço de Baião às 15h32, passam pela especial Marão a partir das 16h14 e terminam com o desafio mais longo do Vodafone Rally de Portugal, a classificativa de Amarante. O primeiro a arrancar para os 37,67 km fá-lo às 17h42.

scroll up