CFILogin.resx

Meeke ganha em Ponte de Lima 1 e lidera

20 maio 2016

Segundo troço, segundo líder do Vodafone Rally de Portugal. Sébastien Ogier (Volkswagen Polo WRC) arrancou para a estrada na frente da classificação depois da vitória na super-especial de Lousada, que se realizou ontem ao fim do dia. Mas hoje, Kris Meeke, em Citroën DS3 WRC, aproveitou o facto de ser apenas o 13º na estrada para bater toda a concorrência e assumir a liderança da prova.

Os 27,44 km de Ponte de Lima marcaram o início do segundo dia de prova. Ogier abriu a estrada e assumiu que a afinação escolhida para o seu carro não foi a adequada. Enquanto os primeiros tinha de “limpar” a estrada, Meeke aproveitou o facto de ter 12 carros à sua frente para deixar o campeão do mundo a 5,6 segundos de distância. Com este resultado, o norte-irlandês passou para a frente com 3,5s de vantagem sobre o piloto da Volkswagen que foi o segundo mais rápido na especial.

Dani Sordo, em Hyundai, obteve o terceiro tempo. O espanhol ainda andou à frente de Ogier nos tempos intermédios, mas levantou o pé na última secção “para poupar os pneus”, explicou. Hayden Paddon (Hyundai) ficou em quarto e Andreas Mikkelsen (Volkswagen) foi quinto. Thierry Neuville (Hyundai) diz estar mais confiante mas entrou com muita cautela e perdeu mais de meio minuto para Meeke. O mesmo aconteceu com Abbring (Hyundai) e para Ostberg (Ford). O norueguês da M-Sport ficou apenas com o décimo registo atrás do seu companheiro de equipa, Eric Camilli, que foi nono, e de Stéphane Lefebvre (Citroën), que acabou com o sétimo tempo.

Nota, ainda, para Jari-Matti Latvala, que assumiu o tempo perdido (foi sexto) mas não há razões para pânico. Ott Tanak (Ford) foi sétimo e sentiu que os pneus perderam eficácia após dez ou 15 quilómetros.

No WRC2, Pontus Tidemand foi o mais rápido. O sueco bateu Elfyn Evans por 16,1 segundos e comanda com mais de 20 segundos de vantagem.

scroll up