CFILogin.resx
Rally-de-Portugal-noticia-detalhe-grecia-analise-2025

Ott Tanak teve de esperar para festejar vitória na Grécia

Entre os construtores, a Toyota continua na liderança com 358 pontos
30 junho 2025

Os ralis só terminam no fim, ou seja, quando os concorrentes colocam o carro em parque fechado, depois do último controlo da prova. E Ott Tanak terminou a Power Stage no 5º lugar, com a vitória anunciada, mas ainda faltavam mais de 56 Km para se sagrar oficialmente vencedor. Problemas na caixa de velocidades do Hyundai i20, deixavam Tanak preocupado em relação à confirmação da vitória. Já depois da festa do pódio, Tanak e Martin Jarveoja tiveram de cumprir os 56,6 Km até que tudo se tornasse oficial. Terminou tudo bem, a caixa de velocidades aguentou e a equipa descansou, registando assim a 1ª vitória da Hyundai em 2025, depois de disputadas 7 provas.

Depois de um duelo animado entre Tanak e o eterno Ogier, a Hyundai acabou por alcançar mais um objetivo com a conquista do 3º lugar por Adrien Fourmaux que bateu o Toyota do líder do campeonato Elfyn Evans por poucos segundos. Estratégias bem conseguidas por parte da Hyundai, que sai da Grécia com pontuação positiva em relação à Toyota, apesar de Ogier e Evans terem tentado um pouco de tudo.

Tänak foi o grande vencedor

Ogier ameaçou a vitória de Tänak

Entre construtores, a Toyota continua na lidenraça

Quanto ao campeão do mundo, Thierry Neuville, três furos acabaram por estragar a sua estratégia, com estes azares a contribuírem para ser cada vez mais difícil revalidar o título. Também Kalle Rovanpera anda longe dos seus andamentos normais, com resultados abaixo do esperado. O que não deixa de ser estranho, repartindo as causas entre o comportamento do carro e a pré-disposição do piloto. Entre os WRC2, Oliver Solberg mais parecia estar a conduzir um carro da categoria RC1, colocando o Toyota GR Yaris Rally2 no 6º lugar da geral, dominando por completo a categoria.

Agora está tudo um pouco mais equilibrado, antes do Rali da Estónia, entre 17 e 20 de julho, com três candidatos ao título muito bem posicionados, Elfyn Evans (150 pontos), Sébastien Ogier (141) e Ott Tanak (138). O campeão do mundo Thierry Neuville, já está demasiado longe totalizando apenas 96 pontos. Entre os construtores, a Toyota continua na liderança com 358 pontos, contra os 293 pontos da Hyundai.

scroll up