Sébastien Ogier aproveitou ao máximo a falha cruel na direção hidráulica do Hyundai de Ott Tänak, ocorrida no meio da segunda passagem por Amarante, para tomar a liderança do rali. O estoniano perdeu 45,6 segundos e caiu para a terceira posição, ficando 2,1 segundos atrás de Kalle Rovanperä, que conquistou sua primeira vitória de especial no fim de semana.
Thierry Neuville manteve um ritmo impressionante na parte da tarde e superou Takamoto Katsuta por 2,9 segundos. O belga sabe da importância da posição de largada para o último dia e seguiu para Lousada na quarta colocação, após ultrapassar o japonês na classificação geral. A diferença entre os dois era de apenas um segundo.
Elfyn Evans superou seu companheiro de equipa na Toyota, Sami Pajari, por apenas um décimo de segundo, mas o finlandês manteve-se confortavelmente em sexto lugar no geral.
Josh McErlean, da M-Sport Ford, continuou a distanciar-se de Grégoire Munster e seguiu para a última especial com 29,7 segundos de vantagem na disputa pela oitava posição.
Oliver Solberg manteve uma vantagem de 49,9 segundos sobre Gus Greensmith na liderança do WRC2.
Carro 33. EVANS/MARTIN
“Foi razoável. Não tivemos a velocidade que queríamos, mas é assim mesmo. Precisamos de melhorar amanhã.”
Carro 1. NEUVILLE/WYDAEGHE
“Esforçámo-nos bastante, estou muito feliz com a especial que fizemos. Precisamos conquistar uma boa posição para amanhã.”
Carro 8. TÄNAK/JÄRVEOJA
“Foi super fácil, lindo!”
Carro 17. OGIER/LANDAIS
“Ataquei a fundo e qualquer coisa pode acontecer nessas condições.”
Carro 69. ROVANPERÄ/HALTTUNEN
“Tenho dado alguns pequenos toques nas bermas, como no drift”.
Carro 18. KATSUTA/JOHNSTON
“Na segunda metade do troço os pneus macios estavam gastos, não foi nada fácil. Preciso de melhorar amanhã, vamos ver o que consigo fazer”.
Carro 5. PAJARI/SALMINEN
“Nada mal. Estou a tentar sentir-me confortável com o carro, sem forçar ou disputar um lugar com o Elfyn.”
Carro 13. MUNSTER/LOUKA
“Temos dois pneus macios que estavam completamente destruídos antes do asfalto. Estamos satisfeitos por ter terminado.”
Carro 22. SESKS/FRANCIS
“Foi um pouco difícil apanhar o ritmo. A classificativa estava muito boa e dava para forçar."
Carro 55. MCERLEAN/TREACY
“Foi uma classificativa razoável. Acho que é preciso de mudar a mentalidade, mas, obviamente, qualquer piloto quer proteger o carro e ganhar experiência. É uma espécie de equilíbrio entre poupar e atacar."
Carro 2. SALVI/CORONADO
“Estou a andar menos devagar e a curtir muito o carro, é fantástico."