A temporada começou nas florestas geladas da Suécia, prossegue nas classificativas de terra de Portugal, Grécia e Finlândia e termina com o Rali da Europa Central em asfalto, em meados de outubro.
O sueco Mille Johansson chega a Portugal com uma vantagem de dois pontos sobre o australiano Taylor Gill. Gill venceu entre os juniores na Escandinávia, mas Johansson ganhou pontos adicionais de bónus na Power Stage. O irlandês Eamonn Kelly e os turcos Ali Türkkan e Kerem Kazaz completam os cinco primeiros. Depois de ter ganho a categoria no recente Rali Terras d'Aboboreira, Eamonn Kelly está confiante para a prova portuguesa. Os juniores da Bélgica, Alemanha, França, Paraguai e África do Sul também pontuaram na primeira prova.
O estreante belga Thomas Martens ocupa o sexto lugar no campeonato e vai tentar reduzir a diferença para o grupo da frente. A alemã Claire Schönborn, vencedora do Programa de Desenvolvimento de Pilotos Beyond Rally Women, vai querer conquistar pontos no seu segundo rali em terra, depois de ter competido recentemente em Portugal. Referência para o francês Tristan Charpentier, que fez uma boa prova no Rali da Hungria, a contar para o Europeu, e para o paraguaio Diego Dominguez, que venceu a sua categoria neste evento em 2024. O sul-africano Max Smart, o estónio Joosep Ralf Nõgene e o jordano Shaker Jweihan completam a lista de 12 pilotos. Este último é o atual campeão FIA MERC2 e estreia-se no Junior WRC, devendo disputar as restantes provas do campeonato.
O atual FIA Junior WRC dá aos jovens talentos a oportunidade de mostrarem as suas capacidades ao volante dos Ford Fiesta Rally3 Evo preparados pela M-Sport Polónia, com pneus Hankook.
O conceito começou como Campeonato FIA Super 1600 para pilotos em 2001 e a primeira edição foi ganha por Sébastien Loeb. Foi rebaptizado como Campeonato do Mundo de Ralis Júnior FIA no ano seguinte e Dani Solà conquistou o título. Renomeada Taça da Academia WRC durante dois anos, em 2011 e 2012, as honras couberam a Craig Breen e ao atual líder do WRC, Elfyn Evans. A série foi rebatizada como FIA Junior WRC entre 2013 e 2021 e Robert Virves venceu a série FIA WRC3 Junior em 2022. O irlandês William Creighton e o atual campeão Romet Jürgensen, da Estónia, venceram as duas últimas edições já com a designação FIA Junior WRC.