Kalle Rovanperä (Toyota Gazoo Racing) venceu o Rally Chile BioBío e triunfou pela quarta vez em sete provas na época do WRC. Elfyn Evans (Toyota Gazoo Racing) e Ott Tänak (Hyundai Shell Mobis) completaram o pódio na América do Sul, mas Thierry Neuville (Hyundai Shell Mobis) vai para as duas últimas provas com 29 pontos de vantagem...
Kalle Rovanperä já confirmou que pretende voltar a tempo inteiro ao WRC em 2025 e o bicampeão do Mundo continua a acrescentar motivos de apreensão para os seus adversários. Nos troços de terra do Chile, em condições difíceis, o piloto finlandês e o navegador Jonne Halttunen venceram pela quarta vez este ano, uma época parcial, onde a dupla finlandesa 'só' disputou sete ralis até ao momento.
Rovanperä bateu o seu companheiro de equipa Elfyn Evans, navegado por Scott Martin, que ficaram a 23,4s do vencedor e logo na frente de Ott Tänak e Martin Järveoja, a melhor dupla da Hyundai.
Com Sébastien Ogier a ter um rali atribulado, tendo mesmo de abandonar a etapa de sábado, com a suspensão partida, Thierry Neuville (4.º) conseguiu sair do Chile com 29 pontos de vantagem no topo do campeonato, quando faltam apenas duas provas para disputar.
O francês Yohan Rossel (Citroën C3 Rally2) regressou às vitórias no WRC2, enquanto o jovem paraguaio Diego Domínguez (Ford Fiesta Rally3) continua a sua senda vitoriosa no WRC3.
O Rali da Europa Central será a 12.ª e penúltima prova do WRC, de 17 a 20 de outubro.