A Exponor e o Vodafone Rally de Portugal foram palco de uma discussão alargada sobre medidas para reforçar a sustentabilidade das provas do WRC e de outros grandes eventos de automobilismo. Em cima da mesa estiveram áreas como a responsabilidade ambiental, a preservação da biodiversidade, a inovação e o impacto social do desporto automóvel.
Depois de uma primeira edição aquando do ePrix de Tóquio da Fórmula E, no Japão, a FIA escolheu o Vodafone Rally de Portugal para promover o segundo evento da sua Série de Inovação Sustentável. Realizado na Exponor em parceria com o Automóvel Club de Portugal, e apoiado pelos parceiros do WRC Asahi Kasei, Clean Fuels For All, Marelli e P1 Fuels, o Fórum Beyond Rally reuniu especialistas de diversas áreas, que revelaram o trabalho que está a ser feito para contribuir para um futuro mais sustentável nos eventos do Campeonato do Mundo FIA de Ralis e não só.
O WRC Promoter, que além do Campeonato do Mundo de Ralis também é responsável pelo Campeonato do Mundo de Ralicross, apresentou o seu novo “Roadbook de Sustentabilidade”, por intermédio de Santiago Peña Gómez (Diretor de Sustentabilidade do WRC Promoter). Este documento estabelece objetivos e boas práticas em matérias como a responsabilidade ambiental, a preservação da biodiversidade, a inovação e o impacto social do desporto.
Entre vários exemplos de medidas concretas implementadas nos eventos do WRC, foi apresentado o caso da produtora audiovisual oficial do campeonato, a NEP Finland, que conseguiu reduzir a sua equipa em cada evento de 100 para 40 pessoas, com a natural diminuição da pegada ambiental de toda a operação, que é agora parcialmente assegurada à distância, a partir dos estúdios da NEP em Helsínquia.
Outra área onde o WRC apostou foi na introdução, desde 2022, de combustíveis 100% renováveis para os carros inscritos nas diferentes categorias do campeonato. O fornecedor oficial, a P1 Fuels, apresentou dados sobre a redução do impacto ambiental dos novos combustíveis sem base fóssil e a importância da presença na competição para a transferência desta tecnologia para os combustíveis renováveis que vão chegar ao mercado.
Uma área onde a plataforma “Clean Fuels for All”, criada pelos fabricantes de combustível, também está a usar a experiência obtida com o uso de combustíveis renováveis no WRC para ajudar a cumprir as metas estabelecidas pela União Europeia para a descarbonização da mobilidade até 2050.
Noutra vertente, o Vodafone Rally de Portugal também foi apontado como um bom exemplo por Barbara Silva, Diretora de Sustentabilidade da FIA, que destacou a colaboração entre o WRC e os organizadores para minimizar o impacto nos territórios atravessados pelos ralis.
Os Eco-Marshalls desempenham um papel crucial no Vodafone Rally de Portugal, interagindo com o público e criando consciência sobre temas de preservação ambiental, reciclagem de resíduos, prevenção de incêndios florestais e proteção das espécies de árvores autóctones.
Recorde-se que a prova do Automóvel Club de Portugal recebe consecutivamente, desde 2017, a certificação ambiental máxima de três estrelas da FIA, tendo sido, inclusive, apontado como um exemplo de boas práticas ambientais pelo Comité Olímpico Internacional.