A segunda passagem pelos 37,24 km de Amarante favoreceu Sébastien Ogier no espetacular duelo com Ott Tänak.
Grégoire Munster voltou a queixar-se de falhas do motor e cedeu quase um minuto a Elfyn Evans, sexto classificado, e 69 segundos a Adrien Fourmaux, quinto. Dani Sordo aproximou-se a 1,5 segundos do seu companheiro de equipa Thierry Neuville, embora o espanhol não conseguisse ultrapassar o belga nos (cruciais) pontos do WRC em jogo no final da especial.
Tänak queixou-se de que o seu Hyundai estava em excesso de velocidade quando tentou arrancar. Essa hesitação e um ritmo furioso de Ogier no calor abrasador permitiram ao francês conquistar a vitória na etapa e aumentar a sua vantagem para 11,9 segundos.
A escolha de pneus macios custou caro a Yohan Rossel e o francês cedeu tempo aos seus rivais do WRC2. Perdeu 2,5 segundos para Nikolay Gryazin e 7,1 para Solans.
# 11. NEUVILLE/WYDAEGHE
"Está demasiado calor para estes pneus. Estávamos à espera de chuva, mas não há sinais de chuva. Pensando também na próxima etapa, estava a tentar mantê-los."
# 33. EVANS/MARTIN
"Bastante arenoso para esta etapa. Muita apreensão com o facto de a base rochosa do piso estar à mostra. É muito difícil de dizer. Não senti uma aderência elevada."
# 16. FOURMAUX/CORIA
"Só queria fazer pressão e mostrar-lhe (ao Dani) que estamos aqui. Tive uma especial interessante. Definitivamente precisávamos de quatro pneus duros para este troço."
# 8. TÄNAK/JÄRVEOJA
Terminou a especial de Amarante com pneus macios completamente desgastados na frente. "Por alguma razão o motor estava a puxar muito neste troço. Não foi uma especial fácil. Tirei o pé do acelerador, mas o motor continuava a querer continuar. Parece que ele estava mais interessado do que eu..."
# 17. OGIER/LANDAIS
"Está muito calor aqui dentro." Depois, quando questionado sobre o tempo ganho a Tänak: "Parece-me bem, obrigado..."
# 13. MUNSTER/LOUKA
"De facto, o calor continua a fazer-se sentir. Mais uma vez, um problema como o desta manhã. Pelo menos, tivemos tempo para ver Portugal! Quando se vai tão devagar, parece muito mais difícil do que quando se vai a toda a velocidade."
# 6. SORDO/CARRERA
"Estou a ir bem. Não queria furar nenhum pneu. Também é difícil para a equipa de meteorologia. Também é um trabalho”.
# 21. ROSSEL/DANAND
“Os meus pneus são demasiado macios para esta especial. Tenho seis macios e é completamente louco."
# 25. GRYAZIN/ALEKSANDROV
"Mudamos sempre alguma coisa. Para esta etapa estava à espera de uma sensação melhor. Mas a estrada mudou muito desde a primeira passagem e eu só estava a tentar sobreviver. A estrada estava demasiado danificada. Cometi um erro e não consegui encontrar um bom ritmo de condução".
# 28. SOLANS/SANJUAN
"Parece que a estratégia está a ser boa até agora. Passámos para dois pneus duros. Agradeço ao meu engenheiro. Falámos sobre isto juntos. Obrigado, malta. Temos de continuar a esforçar-nos."