O exigente segundo dia do Vodafone Rally Portugal começou com a primeira de duas passagens pelos 18,15 quilómetros da especial de Mortágua, que também encerra a etapa. Takamoto Katsuta (Toyota) foi o mais rápido; Thierry Neuville (Hyundai) aumentou ligeiramente a sua vantagem.
O japonês Takamoto Katsuta foi a surpresa, ao ser o mais rápido com 1,2 segundos de vantagem para Thierry Neuville. O belga, também líder do campeonato, começou bem a tarefa de limpeza da estrada, com um tempo de 11min 31,6s, 0,9 segundos mais rápido que Ott Tänak, 2,7 segundos do que Elfyn Evans e 4,5 segundos do que Adrien Fourmaux.
Oliver Solberg foi o primeiro dos WRC2, numa classificativa em que Georg Linnamaë parou durante dois minutos e meio e Pepe López capotou perto da meta, com o seu novo Ford Fiesta.
Foram considerados intervalos de quatro minutos para as equipas do Rally1.
Car 11. NEUVILLE/WYDAEGHE
"O início foi bom, mas o final não foi tão bom. Comecei a perder um pouco a aderência e a confiança e também senti alguma subviragem. Não estava a gostar muito do final, mas o início foi bom."
Car 33. EVANS/MARTIN
"Não é a melhor sensação. Estou a “lutar” com a dianteira em algumas partes. Muito mais húmido e escorregadio do que estávamos à espera. Não é fácil ganhar confiança aqui."
Car 16. FOURMAUX/CORIA
"Para ser justo, foi uma etapa muito agradável de conduzir. Posso ganhar em alguns sítios. A aderência era bastante em determinadas zonas. Foi complicado. No meio das árvores, não se vê muito."
Car 8. TÄNAK/JÄRVEOJA
"As condições são muito boas, piso muito húmido, mas nada solto. É bom assim. Eu próprio tive dificuldades. Não é um bom momento. Estamos a perder tempo - não há nada de positivo nisso."
Car 69. ROVANPERÄ/HALTTUNEN
"Senti que a condução foi boa. Ter um pneu duro no carro (frente direita) não é assim tão fácil. Está mais húmido esta manhã do que pensámos”.
Car 18. KATSUTA/JOHNSTON
"Para ser sincero, tive uma má sensação no carro. Preciso de mudar um pouco o meu estilo. É um começo surpreendentemente bom!"
Car 17. OGIER/LANDAIS
"Para ser sincero, não estava a conduzir como queria. Preciso de ganhar um pouco mais de confiança. O carro não é mau, mas não encontrei a confiança suficiente para passar pelas árvores."
Car 13. MUNSTER/LOUKA
"A primeira passagem com as notas é sempre um pouco complicada. Há sempre uma curva em que se quer ir mais depressa. É difícil apanhar o ritmo nesta prova especial".
Car 6. SORDO/CARRERA
"Piso escorregadio e um pouco húmido. É uma prova especial muito difícil para começar o rali - estreita e muito rápida."
Car 20. SOLBERG/EDMONDSON
"Mau ritmo. Vemos alguns dos outros a ficar para trás. De momento, não estamos a olhar muito para os tempos. É rápido, mas está muito escorregadio e é difícil confiar nas notas."
Car 21. ROUSSEL/DANAND
"Acho que não foi mau. A sensação é bastante boa. Um pouco cauteloso na parte mais rápida. A minha condução não foi perfeita, mas ainda falta muito".
Car 22. GREENSMITH/ANDERSSON
"Estive a lutar muito com o carro".
Car 23. LÓPEZ/VÁSQUEZ
Capotou ao quilómetro 15.9 da prova especial
Car 24. PAJARI/MÄLKÖNEN
Check-in tardio para a partida da prova especial.
Car 25. GRYAZIN/ALEKSANDROV
"Sinto-me bem. Em alguns locais tento fazer “experiências” com o estilo de condução. Estou a tentar ganhar ritmo sem demasiadas pressões, sendo mais suave. Em alguns sítios, cometemos alguns erros".
Car 26. LINNAMÄE/MORGAN
Parou a 3,6 km do início da etapa durante mais de dois minutos e meio e depois recomeçou.