Thierry Neuville e Martijn Wydaeghe ganharam o 92.º Rali de Monte Carlo, prova de abertura do Campeonato do Mundo FIA de Ralis (WRC). Piloto da Hyundai bateu Sébastien Ogier (Toyota) e começa a época com triunfo moralizador.
A 20.ª vitória de Thierry Neuville no WRC foi uma das mais saborosas da carreira do veterano piloto belga, de 35 anos. Apesar de já ter ganho o Rali de Monte Carlo em 2020, Neuville esteve simplesmente superior a toda a concorrência este ano, no traiçoeiro asfalto monegasco (com menos gelo e neve do que é habitual), passando para o comando da prova no sábado, após os Toyota de Elfyn Evans e Sébastien Ogier também terem liderado o rali.
No domingo de manhã, Neuville e o navegador Martijn Wydaeghe dominaram os últimos três troços da prova, incluindo a Power Stage, acumulando o máximo de 30 pontos que estavam disponíveis. Foi a primeira vez que o novo sistema de pontos do WRC foi implementado, com o ‘grosso’ da pontuação a ser atribuído consoante a classificação no final da etapa de sábado, sendo depois atribuídos pontos para a classificação da etapa de domingo e para os cinco primeiros da Power Stage. “Honestamente, não tenho palavras”, referiu um visivelmente emocionado Neuville, na chegada ao icónico Col de Turini. “Este fim de semana foi simplesmente fantástico, senti-me tão confortável no carro… Penso que foi a primeira vez que a equipa esteve assim tão forte, com o Cyril (Abiteboul, diretor-geral da Hyundai Motorsport, ndr).”
Sébastien Ogier falhou o objetivo de ganhar o ‘seu’ Rali de Monte Carlo pela décima vez, mas o piloto francês reconheceu a superioridade de Neuville e da Hyundai, terminando a 16,1s do belga. “Foi uma bela batalha. Parabéns ao Thierry, ele esteve mesmo muito rápido ao longo do fim de semana. Para nós, foi uma montanha-russa de emoções”, admitiu Ogier, acompanhado por Vincent Landais.
O pódio ficou completo com outro Toyota Yaris GR, o de Elfyn Evans e Martin Scott, que lideraram as primeiras nove classificativas do rali, mas que viriam a terminar a 45,2s dos vencedores. No regresso à Hyundai, Ott Tänak e Martin Järveoja foram os quartos classificados, após problemas de motor no seu i20 N, com Adrien Fourmaux e Alexandre Coria a fecharem o top 5, com o Ford Puma Rally1 da M-Sport.
Discussão emocionante no WRC2
A prova do WRC2 tinha três duplas separadas por 6,5s à entrada para a Power Stage, com Yohan Rossel e Arnaud Dunand (Citroën) a ganharem de forma emocionante, com 4,0s de vantagem sobre Pepe López e David Liste (Skoda), os líderes antes da derradeira subida ao Turini. O ataque final do piloto francês também deixou Nicolas Gryazin e Konstantin Aleksandrov (Citroën) sem resposta, com a dupla do leste europeu a fechar o pódio a 15,4s de Rossel. No WRC3, os checos Jan Cerny e Ondrej Krajca (Ford) também começaram o ano a ganhar.
A segunda prova do Campeonato do Mundo de Ralis é o Rali da Suécia, de 15 a 18 de fevereiro.