Início de temporada com o Safari Rally Kenya entre as 3 primeiras provas, estreia do Rally da Letónia no Campeonato do Mundo de Ralis da FIA e o regresso do Rally da Polónia estão entre os destaques do calendário do WRC de 2024.
Aprovado pelo Conselho Mundial de Desportos Motorizados da FIA na sua reunião em Genebra, Suíça, esta quinta-feira, o calendário do WRC da próxima época inclui 13 eventos em quatro continentes, disputados entre janeiro e novembro.
Quatro eventos têm lugar em asfalto, um em neve e os restantes oito em terra, para garantir que os pilotos e as suas equipas são postos à prova numa variedade de condições e em terrenos variados. A diversidade de provas também irá garantir que o espetáculo e o apelo global do WRC permaneçam firmemente intactos.
Das 13 rondas, três são fora da Europa - Chile, Japão e Quénia - e foram cuidadosamente programadas para permitir que mais carros e equipamentos sejam transportados por via marítima em vez de aérea, como parte do compromisso do campeonato com a sustentabilidade ambiental.
Como é tradição no WRC, o Rallye Monte-Carlo é o primeiro do calendário e abrirá a 52ª temporada do WRC de 25 a 28 de janeiro. Depois de ter sido organizado no principado do Mónaco nas últimas épocas, a 92ª edição terá como ponto de partida a cidade francesa de Gap, uma iniciativa do organizador do evento para utilizar estradas de montanha em áreas com maior probabilidade de tempo invernoso.
O Rali da Suécia (15 a 18 de fevereiro) proporciona um espetacular paraíso de inverno para os heróis do WRC mostrarem as suas capacidades em estradas de alta velocidade cobertas de neve e gelo. O evento tem lugar na cidade universitária de Umeå, no nordeste do país, pelo terceiro ano.
O icónico Rali Safari do Quénia acolhe o primeiro evento em terra da época, de 27 a 31 de março. Depois de ter decorrido em junho em 2023, a data do final de março coincide com o fim de semana da Páscoa, outrora o período tradicional para a exigente competição africana.
É o regresso à Europa e ao asfalto para o quarto, sempre popular e sempre exigente Rali da Croácia (18-21 de abril), a contar para o WRC, antes das provas de terra consecutivas em Portugal (9-12 de maio) e na Sardenha (30 de maio-2 de junho).
O WRC Vodafone Rally de Portugal e o Rali de Itália fazem parte do lote de provas fundadoras do WRC em 1973 e, embora tenham evoluído ao longo dos anos, continuam a ser um teste duro para carros e equipas.
Tal como o WRC Vodafone Rally de Portugal e o Rali de Itália Sardegna, o Rali da Polónia fez parte do calendário inaugural do WRC. Tendo acolhido o Campeonato Europeu de Ralis da FIA desde 2018, o segundo rali mais antigo do mundo, atrás do Rallye Monte-Carlo, regressa ao campeonato mundial de 27 a 30 de junho com etapas de terra à volta da cidade de Mikolajki, na região dos lagos de Masuria.
Haverá etapas de terra de ritmo acelerado em abundância quando o Rally da Letónia se juntar ao WRC pela primeira vez, de 18 a 21 de julho. Realizado como Rally Liepaja desde 2013 como uma ronda do FIA ERC, a mudança de nome reflecte a subida de estatuto do evento e o facto de mais áreas do país báltico receberem a ação.
As estradas de terra de alta velocidade também desafiarão as equipas no Rali da Finlândia, em Jyväskylä (1 a 4 de agosto), a que se segue outra ronda fundadora do WRC, o Acropolis Rally Greece (5 a 8 de setembro). Ambas as provas gozam de um estatuto lendário e têm um peso significativo para as equipas vencedoras. Este ano, o Rali da Acrópole começou na capital grega, Atenas, com os residentes a assistirem a uma espetacular etapa superespecial na zona portuária.
O Rally Chile Biobío receberá o WRC pela terceira vez, de 26 a 29 de setembro, a partir da sua base em Concepción, uma cidade portuária na costa do Pacífico, onde se esperam etapas rápidas e técnicas em gravilha na América do Sul.
O Rally da Europa Central, um evento totalmente novo para 2023, que se prepara para ter lugar na próxima semana, de 26 a 29 de outubro, está pronto para acolher a penúltima ronda da época de 2024 (31 de outubro a 3 de novembro), quando voltará a apresentar etapas de asfalto na Áustria, República Checa e Alemanha.
Pelo terceiro ano consecutivo, o Rali do Japão (21-24 de novembro) constitui a ronda decisiva da época do WRC. Outrora um evento de terra na ilha de Hokkaido, foi transferido para Honshu, a principal ilha do Japão, quando regressou ao WRC em 2022 para um percurso apenas em asfalto com base na cidade da Toyota.
Para além de contar para o Campeonato do Mundo de Ralis da FIA para Pilotos, Co-pilotos e Construtores, todos os 13 eventos são elegíveis para os campeonatos FIA WRC2, FIA WRC2 Challenger e FIA WRC3 e para a FIA WRC Masters Cup. Os concorrentes podem mais uma vez construir o seu calendário até ao máximo permitido para a sua categoria, com o número de rondas de pontuação por categoria anunciado numa data posterior. As cinco rondas que constituirão o calendário do Campeonato FIA WRC Júnior de 2024 serão reveladas oportunamente.