Desta vez foi Elfyn Evans que levou um Toyota à vitória num entusiasmante Rali da Finlândia, uma prova rápida e sempre muito seletiva. O campeão Kalle Rovanpera abandonou demasiado cedo e Sébastien Ogier não participou na prova finlandesa, deixando o Toyota GR Yaris Rally1 a Jari-Matti Latvala, o chefe de equipa que, desta vez resolveu participar na prova WRC do seu país. Thierry Neuville bem tentou, mas Evans foi mais forte, deixando o piloto belga da Hyundai no 2º lugar a 39,1 segundos. O pódio ficou completo com mais um Toyota, o do japonês Takamoto Katsuta que terminou na 3ª posição a 1m36,7 do vencedor.
Elfyn Evans tomou conta da prova logo a partir da (ª especial, altura em que o seu colega de equipa Kalle Rovanpera capotou, acabando por abandonar. Com luta pela vitória reduzida apenas a Evans e a Neuville, seria, no entanto, o piloto britânico da Toyota a conquistar uma vantagem confortável até final, vencendo inclusivamente a Power Stage, saindo da Finlândia com preciosos 30 pontos para o campeonato. Na Hyundai, para além do esforço de Neuville, o regressado aos comandos de um i20 N Rally1, Teemu Suninen não conseguiu chegar ao pódio, perdendo a batalha para Takamoto Katsuta por apenas 6,4 segundos, segurando a 4ª posição, enquanto Jari-Matti Latvala deixou o comando da equipa Toyota para vestir o fato de piloto e terminar a prova num excelente 5º lugar, tirando excelentes conclusões do comportamento do Toyota GR Yaris Rally1, para além do prazer especial de fazer a prova WRC do seu país.
Na M-Sport Ford, tanto Ott Tanak como Pierre-Louis Loubet duraram muito pouco tempo, abandonando logo na 3ª especial da prova, com problemas mecânicos nos Puma rally1. Na categoria WRC2 a vitória para o campeonato acabou por pertencer ao piloto local Samari Pajari em Skoda Fabia Rally2 evo, apesar de Oliver Solberg, também em Skoda, ter sido trinta segundos mais rápido e o melhor piloto WRC2, mas sem pontuar para o respetivo campeonato.
Depois do Rali da Finlândia Kalle Rovanpera continua no comando do WRC 2023 com 170 pontos, seguido agora por Elfyn Evans com 145 e por Thhierry Neuville com 134 pontos. Ott Tanak é 4º classificado com 104 pontos e Sébastien Ogier o 5º com 98 pontos. Entre os construtores a Toyota aumenta a sua vanragem totalizando 378 pontos, na frente da Hyundai que soma 311 e da M-Sport Ford com 205 pontos. Chega agora uma pausa no WRC 2023, com o campeonato a regressar entre 7 e 10 de setembro para o Rali da Acrópole na Grécia.