Os clássicos desportivos voltaram a dar espetáculo no Vodafone Rally de Portugal. Antes das equipas do WRC e do CPR entrarem no ‘palco’, os fãs da prova vibraram com os clássicos de ralis, máquinas intemporais guiadas por mãos experientes.
Dos 16 modelos que se inscreveram para disputar as Super Especiais da Figueira da Foz e de Lousada, o destaque foi para a presença de sete Ford Escort de grande qualidade, mas também para um muito original Datsun 160 J, réplica do carro que participou no Rali de Portugal de 1978, e que ostentava a decoração utilizada nesse ano. Mas outro dos motivos de grande interesse nestas duas classificativas-espetáculo foi a presença das famosas Renault 4L que participaram na última edição do Rali Safari Clássico. A 4L que replicava as cores de uma zebra e que foi conduzida por Pedro Matos Chaves no Quénia foi agora utilizada por Manuel Pinto dos Santos; a outra 4L, com as emblemáticas cores de Arganil, voltou a ser guiada por António Pinto dos Santos, como acontecia nos final dos anos 90 nas provas do WRC.
Em termos desportivos, a dupla José Grosso e João Sismeiro, com um Ford Escort RS2000 de 1978 venceram tanto à geral como as especiais da Figueira da Foz e Lousada. Na segunda posição ficou a dupla Rui Fonseca e Cristiana Teixeira em Opel Kadett C de 1979 e no terceiro lugar, a dupla Pedro Serrador/Adelino Serrador ao volante de um Ford Escort de 1974 cheio de ‘alma’ e com muita vontade para dar espetáculo com longas derrapagens...
Rui Salgado voltou a vestir o fato de competição e na companhia de Luís Godinho aplicaram-se para levar o VW Golf Gti à quarta posição, deixando no quinto posto a dupla Pedro Couceiro/António Duarte em Opel 1904SR.
Muito aplaudido foi também o bonito Porsche 911 ST amarelo de Carlos Brízido, que uma vez mais marcou presença na prova portuguesa do Mundial de Ralis, acompanhado, desta feita, por António Albuquerque.
Os clássicos desportivos pela mão do ACP regressam à estrada de 9 a 11 de junho, com a realização do Rally Terras da Nóbrega.