Todos de ‘faca na liga’ atrás dos pontos bónus da última especial do rali. Com Thierry Neuville fora da equação – sem potência e com problemas no turbo no Hyundai -, seis pilotos aspiravam ao tempo mais rápido. O belga começou antes dos primeiros seis do WRC2 e dos restantes Rally1 e conseguiu confirmar o quinto lugar à geral, antes de a verdadeira batalha começar mais atrás.
Oliver Solberg forçou ao limite para tentar superar Gus Greensmith e foi o mais rápido dos WRC2, mas não ganhou tempo suficiente para bater o britânico: foi 7,4s mais rápido, mas Greensmith conseguiu manter a liderança por 1.2s. Solberg recuperou-lhe 23.4s ao longo dos 59.59 km da última etapa.
Takamoto Katsuta garantiu um tempo de 6m29,5s na Power Stage e garantiu desde logo um ponto, quando Pierre-Louis Loubet foi mais lento 4.0s.
Ott Tänak foi 2,2s mais rápido do que o japonês e manteve-se à frente de Esapekka Lappi por 1.8s para garantir pelo menos três pontos, enquanto Lappi chegava ao final com fumo a sair da traseira do Hyundai i20 Rally.
Dani Sordo confirmou o terceiro lugar da geral, mas não foi capaz de ser mais rápido do que Tänak e deixou a porta aberta para que Rovanperä tentasse selar a vitória em estilo. O finlandês não desiludiu e voou para a segunda vitória consecutiva em Portugal, com uma margem de 54,7s e cinco pintos bónus pela vitória na Power Stage com o tempo de 6m26.5s.
Carro 11. NEUVILLE/WYDAEGHE
"Vamos tentar ser breves. Os ralis são isto mesmo, altos e baixos. Os ralis continuam a ser um dos desportos mais importantes do mundo. Temos situações como esta, mas não é fácil. Parabéns aos organizadores, que fizeram um trabalho incrível. E aos espectadores, que foram perfeitos".
Carro 69. ROVANPERÄ/HALTTUNEN
"Há demasiado tempo que não vencíamos e finalmente regressámos às vitórias em força. Um grande obrigado ao Jonne e à equipa. Têm-se sempre esforçado e bem. Agora sim, estamos de volta. Feliz Dia da Mãe (na Finlândia) e especialmente para a minha".
Carro 8. TÄNAK/JÄRVEOJA
"Obviamente, foi um fim-de-semana muito exigente. Foi um desafio e, neste momento, sabemos que temos alguns pontos fracos que precisamos de resolver. É um grande desafio nas próximas duas semanas resolver estas questões. Agora os engenheiros precisam de resolver o problema. Agora é com eles".
Carro 6. SORDO/CARRORERA
"Penso que conduzimos muito bem. Quero agradecer ao Craig (Breen). Ele esteve comigo durante todo o rali e ajudou-me a conseguir ir ao limite. Ofereço este resultado à mãe e ao pai dele. Fiz isto por eles".
Carro 4. LAPPI/FERM
Fumo na traseira do Carro... "Talvez seja o turbo...".
Carro 18. KATSUTA/JOHNSTON
"Para ser sincero, tive um pouco de receio no salto. Podia ter ido mais longe. Depois do problema de sexta-feira, estávamos muito a “limpar” a estrada. No próximo rali, vou tentar forçar ainda mais para conseguir um bom resultado".
Carro 7. LOUBET/LANDAIS
"Infelizmente, temos de estar desiludidos com o resultado. Cometi um pequeno erro, mas com grandes consequências. Vamos considerar o facto de o ritmo ter sido bom na sexta-feira. Nesta prova, senti um pequeno furo no início. Temos de recomeçar e começar de novo na Sardenha. Espero um bom resultado no próximo rali".
Carro 20. GREENSMITH/ANDERSSON
"Isto foi muito renhido...".
Carro 21. SOLBERG/EDMONDSON
"Tentei tudo. Fui demasiado lento na especial longa de hoje. Queria ter feito mais. Foi um fim-de-semana fantástico, a sério. Consistente e com boa velocidade. Na realidade, para mim o segundo lugar não vale nada".
Carro 23. SUNINEN/MARKKULA
"Há sempre algum tempo que podemos tirar numa especial. Estava com um pouco de dificuldade a controlar a traseira da corrida, mas fiquei bastante satisfeito com a prova. O rali foi bom para nós e o ritmo estava a um bom nível. Infelizmente, tivemos um furo e perdemos o ‘jogo’".
Carro 24. MIKKELSEN/ERIKSEN
"É bom estar no pódio. O primeiro dia foi uma desilusão. Mudámos as afinações, hoje, para testar para a Sardenha. Continuo a ter dificuldade em encontrar o equilíbrio ideal do Carro, ao contrário do que conseguimos com o anterior."
Carro 26. ROSSEL/DUNAND
"A minha sensação foi a mesma durante os dois dias. É assim. Às vezes ganha-se e outras vezes amealhamos alguns pontos para o campeonato. Temos de trabalhar no Carro e descobrir porque é que não tenho aderência".
Carro 35. BULACIA/VALLEJO
"Foi um fim-de-semana muito bom. Tivemos alguns problemas ao longo dos três dias, mas isso é normal num rali muito duro. Hoje, tivemos outro problema, mas estivemos mais ou menos no mesmo ritmo".
Carro 37. MCERLEAN/ROWEN
"Fafe é sempre espetacular. É bom estar de novo no carro depois de tantas semanas. A comunidade dos ralis tem estado um pouco abalada após a morte do Craig, mas foi um bom fim-de-semana".