Amarante 1 (37,24 km) é a segunda especial do dia e a mais longa do rali. Ott Tänak começou a aumentar a pressão sobre Pierre-Louis Loubet e até estava a aproximar-se do francês, quando o companheiro de equipa na Ford cortou demais uma curva, embateu numa raiz de árvore do lado esquerdo da estrada e o impacto projetou o Puma para bater na margem oposta, partindo a direção.
Tänak herdou o quinto lugar e começou também a aproximar-se da luta pelos lugares do pódio contra o trio da Hyundai, Dani Sordo, Thierry Neuville e Esapekka Lappi, que estavam separados entre si por apenas seis segundos no segundo, terceiro e quarto lugares.
Kalle Rovanperä foi novamente o mais rápido do pelotão por 3,3 segundos, aumentando assim a sua vantagem sobre Sordo para 45,8 segundos. Gus Greensmith reduziu em mais 2,5 segundos a desvantagem que Oliver Solberg ainda detém na liderança do WRC2, enquanto Andreas Mikkelsen ficou a nove segundos de um Yohan Rossel em dificuldades na luta pelo terceiro lugar. Teemu Suninen foi o mais rápido dos pilotos do WRC2.
Carro 11. NEUVILLE/WYDAEGHE
“Fiz o que podia. O carro está muito desequilibrado. Forcei, mas o carro está mesmo difícil. Não consigo manter o controlo”.
Carro 69. ROVANPERÄ/HALTTUNEN
"É um bom tempo na especial. Não me senti muito bem no carro. Pneus macios, mas é uma classificativa demasiado longa para se cuidar dos pneus. Vamos tentar terminar a ronda com um bom tempo."
Carro 8. TÄNAK/JÄRVEOJA
"Conseguimos melhorar um pouco o equilíbrio dinâmico em relação à especial anterior, mas continuei a ter grandes dificuldade com a suspensão".
Carro 6. SORDO/CARRERA
“Pneus macios. Tentei ser um pouco mais limpo na condução”.
Carro 4. LAPPI/FERM
“Tenho a certeza de que os comissários nos vão devolver o tempo perdido (com o acidente de Loubet). Não vale a pena correr riscos naquele local quando alguém está parado. Foi uma boa classificativa. De certeza que o Kalle vai a andar muito depressa, mas estou mais preocupado com o Dani”.
Carro 18. KATSUTA/JOHNSTON
“Na verdade, não foi assim tão mau. Lá fora está bastante frio. No ano passado, tivemos mais problemas com aquecimento. Ainda está muito escorregadio, com uma fina camada de pó sob a superfície do piso”.
Carro 7. LOUBET/LANDAIS
Deslizou de lado no lado interior esquerdo, bateu a grande velocidade na raiz de uma árvore e o Ford foi embater no lado oposto da estrada. O carro ficou bloqueado no troço a menos de um quilómetro do final da especial e o francês tentou, freneticamente, sair da estrada para evitar parar quem vinha atrás. Não conseguiu.
Carro 20. GREENSMITH/ANDERSSON
"Tentámos ser o mais limpos possível para nos mantermos na trajetória. Em alguns sítios senti que podia ser mais rápido, mas se sair da trajetória perdemos tempo".
Carro 21. SOLBERG/EDMONDSON
"É horrível, acho eu. É tão difícil com os pneus macios. Não sei se esta foi a escolha correta. Conduzo de forma demasiado cuidadosa. Estou a liderar por 40 segundos, por isso tenho de ser consistente."
Carro 23. SUNINEN/MARKKULA
“Foi uma boa especial. Estou contente com o carro e é sempre bom mostrar um bom desempenho”.
Carro 24. MIKKELSEN/ERIKSEN
"Tentámos manter um bom ritmo e subir o mais possível na classificação, mas também é imperativo mantermo-nos na estrada, por isso temos de encontrar o equilíbrio ideal. Até agora, tudo bem."
Carro 26. ROSSEL/DUNAND
"Tenho um grande problema com o carro. É assim. O plano agora é chegar à assistência".
Carro 30. LINNAMÄE/MORGAN
Capotou, lentamente, na PE9, e está fora da prova por hoje.
Carro 35. BULACIA/VALLEJO
"Tinha a sensação de que talvez fôssemos perder muito. O estado do piso é demasiado solto e o carro é um pouco lento nas subidas. Estávamos também a tentar gerir um pouco os pneus. Tínhamos dois macios e dois duros e os macios, mesmo assim, sobreaqueceram".