Com os problemas de alternador já ultrapassados, após o dececionante abandono na manhã de sexta-feira, Takamoto Katsuta, da Toyota, foi incumbido de "varrer a estrada" à frente dos 77 carros para o início deste segundo dia de competição, com 148,68 quilómetros de extensão total. A ação começou com uma primeira passagem por Vieira do Minho (26,61 km), a leste do Porto - uma PE que foi utilizada pela primeira vez neste evento há 31 anos.
O sol baixo deste início de manhã dificultou a visibilidade em alguns locais para as primeiras equipas a passar e Katsuta registou o tempo de 17m22.2s numa superfície arenosa e por vezes escorregadia. Thierry Neuville estava empenhado, apesar de não estar confiante com a aderência e o comportamento errante da traseira do seu Hyundai, e foi 3,3 segundos mais rápido do que Ott Tänak, reforçando a sua posição de terceiro, deixando Pierre-Louis Loubet ficar para trás. Mas Esapekka Lappi tinha outras ideias e o finlandês foi mais rápido e “roubou” o terceiro lugar da geral ao belga.
Um Kalle Rovanperä “voador” utilizou a posição favorável à partida para a especial para estabelecer o tempo mais rápido e aumentar a sua vantagem sobre Dani Sordo para 24,1 segundos. Rovanperä abriu o “livro” e bateu o segundo classificado na especial, Lappi, por 12,8 segundos.
Oliver Solberg sobreviveu a um pião, mas a perda de tempo permitiu a Gus Greensmith aproximar-se e ficar a 40,8 segundos da liderança do WRC2. Yohan Rossel foi 21 segundos mais lento que o britânico e ficou mais de meio minuto atrás na luta pelo terceiro lugar.
Intervalo de 4 minutos nas saídas das equipas de Rally1.
Car 11. NEUVILLE/WYDAEGHE
“Não foi grande coisa, para ser honesto. Não confio na tração nem na traseira do carro. Estou várias vezes completamente atravessado, a perder tempo e tração. É um piso diferente do de ontem. Vamos continuar”.
Car 69. ROVANPERÄ/HALTTUNEN
“Eu hoje acordei e pensei que devíamos conduzir um pouco à rali. E foi isso que fizemos…”.
Car 8. TÄNAK/JÄRVEOJA
“Está escorregadio e difícil de conduzir. O equilíbrio é muito complicado e o piso hoje é muito diferente. Estamos com algumas dificuldades de momento. Vamos ver o que conseguimos aprender hoje”.
Car 33. EVANS/MARTIN
Não recomeçou depois dos danos substanciais que o Yaris sofreu no acidente de sexta-feira à tarde.
Car 6. SORDO/CARRERA
"Não conduzi muito bem aqui. O piso é muito escorregadio. Não consegui estar concentrado".
Car 4. LAPPI/FERM
“Senti-me terrível. Disse ao Janne que não tínhamos tração. Antes assim, pensei que ia perder 20 segundos”.
Car 18. KATSUTA/JOHNSTON
"Ontem não conduzi muito, por isso é bom estar de volta ao carro. Obrigado à equipa. Tudo parece parece estar bem agora. Estava muito escorregadio e com muita areia".
Car 7. LOUBET/LANDAIS
“Não toquei em nada” (sobre os danos na asa traseira).
Car 20. GREENSMITH/ANDERSSON
“A PE correu mal. Não consegui encontrar a tração e o equilíbrio dinâmico. Tentei manter tudo “limpo” e inteiro”.
Car 21. SOLBERG/EDMONDSON
Sobreviveu a um pequeno pião na especial. “Fiz um pião e perdi cerca de 10 segundos. O piso estava um pouco solto fora das trajetórias. Está tudo bem”.
Car 24. MIKKELSEN/ERIKSEN
"Hoje só temos de subir o mais possível na tabela classificativa. Temos de esquecer o dia de ontem e voltar a concentrarmo-nos e ver o que conseguimos fazer."
Car 26. ROSSEL/DUNAND
“Não sei se temos um problema. O carro está muito estranho”.