Com as equipas a debaterem-se com o desgaste dos pneus, a especial de Mortágua (18,15 km) foi madrasta para alguns candidatos.
O frustrante dia do líder do WRC, Elfyn Evans, a quem coube abrir os troços, terminou com um despiste ao km 13,8 de Mortágua. O azar do galês levou Ott Tänak ao sexto lugar. Mas não havia como parar Kalle Rovanperä, que foi forçado a abrir o troço após o acidente do seu companheiro de equipa. O finlandês foi o segundo mais rápido e partiu para a última especial do dia com uma vantagem de 14,2 segundos, depois de Dani Sordo ter falhado um cruzamento e ter sido forçado a fazer marcha-atrás após 11 km.
Um mau tempo na especial para Thierry Neuville fez com que o belga caísse para quinto, atrás de Esapekka Lappi - que conquistou a segunda vitória do dia para a Hyundai - e Pierre-Louis Loubet.
Andreas Mikkelsen foi o líder do pelotão no WRC2, mas Oliver Solberg aumentou a vantagem na classificação geral depois de Yohan Rossel ter sofrido uma penalização de 40 segundos por um atraso na partida. O boliviano Marco Bulacia parecia pronto para chegar ao segundo lugar se não tivesse tido problemas na classificativa.
Carro 11. NEUVILLE/WYDAEGHE
“Nunca tinha feito a totalidade desta especial em boas condições. Esta foi a primeira vez. É uma especial muito complicada. Era difícil fazer muito melhor”.
Carro 69. ROVANPERÄ/HALTTUNEN
Subiu uma berma no interior de uma curva. “Tem sido um dia muito duro, uma tarde especialmente dura. Este está a ficar muito mais limpo, vamos ver quão mais rápidos vão ser os concorrentes que vêm atrás. Não é nada fácil abrir a Estrada depois de o Elfyn ter saído. É uma pena para ele”.
Carro 8. TÄNAK/JÄRVEOJA
“Não havia pó. Tem sido muito desafiante, com tantos problemas para ultrapassar. Obviamente que o furo também não ajudou”.
Carro 33. EVANS/MARTIN
Saiu de estrada no quilómetro 13,9 da especial. Ambos os membros da equipa saíram incólumes.
Carro 6. SORDO/CARRERA
Um pequeno peão e marcha atrás ao fim de 11 quilómetros. “Falhámos um cruzamento e perdemos algum tempo. Fizemos uma especial muito má. A traseira “dançava” muito e acabámos por perder tempo”.
Carro 4. LAPPI/FERM
“Esta é a minha grande especial. Não a fiz o ano passado com estes carros, tentei aprendê-la e estava realmente empenhado”.
Carro 7. LOUBET/LANDAIS
“Foi um bom dia. Uma das especiais mais duras da época. Não conseguíamos ver toda a estrada. É complicado. Falta uma...”.
Carro 20. GREENSMITH/ANDERSSON
“Não era, certamente, desta forma que queria começar este fim-de-semana. Estamos aqui. Só tentamos não cometer erros”.
Carro 21. SOLBERG/EDMONDSON
“Foi um dia consistentemente rápido e consegui passar por ele de forma limpa. Os meus pneus estão destruídos, mas de resto está tudo bem”.
Carro 23. SUNINEN/MARKKULA
"Quem me dera. Agora começa a ser uma questão de sobrevivência (em relação aos pneus). Vamos tentar dar o nosso melhor!"
Carro 24. MIKKELSEN/ERIKSEN
“É uma pena porque a velocidade está lá. Mas são os ralis. É assim que é. Temos de recuperar o tempo perdido. De certeza que não baixámos os braços”.
Carro 25. FOURMAUX/CORIA
"Perdemos muito tempo nas duas últimas etapas. Foi um desastre para nós. Estamos a conduzir
bem. Tenho três pneus completamente arrasados. Só um está bom para mim. Estamos a tentar ser eficazes".
Carro 26. ROSSEL/DUNAND
Sofreu uma penalização de tempo de 40 segundos no início da etapa. "Troquei as rodas dianteiras pelas traseiras e quando arranquei para a partida, a minha roda estava completamente bloqueada".