O líder do campeonato, Elfyn Evans, foi encarregue de “limpar” a estrada e abrir o troço ao longo dos 12,03 quilómetros da especial da Lousã. O galês registou um tempo de 9m10,6s, mas cedeu 5,3 segundos para Kalle Rovanperä e 5,6 para Ott Tänak.
Thierry Neuville admitiu ter sido um pouco cauteloso demais para conservar os pneus numa classificativa em que havia alguma poeira no ar. Pierre-Louis Loubet e Dani Sordo tiraram partido das suas posições de partida para estabelecerem os tempos mais rápidos, com o francês a liderar face ao espanhol por três décimos de segundo após a SS1.
O finlandês Teemu Suninen e o francês Adrien Fourmaux foram os primeiros a marcar o ritmo na disputada categoria WRC2.
Intervalos de 4 minutos para os carros de Rally1 esta manhã.
Carro 11. NEUVILLE/WYDAEGHE
"Para ser honesto, a sensação foi boa, fui um pouco cuidadoso demais com os pneus em algumas secções. Fiz uma boa corrida, mas há um pouco de pó, mesmo com a diferença de quatro minutos nas partidas, mas estava no limite e ainda era possível conduzir".
Carro 69. ROVANPERÄ/HALTTUNEN
“Pareceu um bom troço. Havia algum pó nas zonas de floresta, e não era fácil pressionar face á poeira que pairava, mas correu tudo bem”.
Carro 8. TÄNAK/JÄRVEOJA
“Foi uma viagem tremida. Parecia que estávamos num cavalo de pau. Nas zonas com pedra era uma viagem muito mexida”.
Carro 33. EVANS/MARTIN
“Foi muito difícil, para ser honesto, especialmente a zona de ganchos no final. Mas, na realidade, era o que estávamos à espera”.
Carro 6. SORDO/CARRERA
O segundo tempo mais rápido para o espanhol. “Estava um pouco empoeirado em algumas zonas e tinha de ser cuidadoso com os pneus duros. Senti-me muito bem com o carro e o navegador está a fazer um trabalho fantástico”.
Carro 4. LAPPI/FERM
“Tudo bem. Uma especial limpa e que correu bem. Era um troço estreito e podes perder muito. Alguma poeira e tive de me retrair um pouco em algumas zonas. Temos intervalos de quatro minutos e é gerível na maior parte do tempo”. “
Carro 18. KATSUTA/JOHNSTON
“Não foi assim tão mau, nos últimos dois anos estou a perder muito tempo aqui". Problemas com a tensão no Toyota.
Carro 7. LOUBET/LANDAIS
“Ahh, um bom começo. É muito bom. Ainda temos de continuar, mas foi um bom começo”.
Carro 21. SOLBERG/EDMONDSON
Registou o tempo de 9min 22s com o WRC2 e bateu Mikkelsen por 3,3 segundos e Greensmith por 1,1.
Carro 23. SUNINEN/MARKKULA
O finlandês ganhou três segundos face a Solberg e foi o líder entre os WRC2 iniciais.