CFILogin.resx

Vieira do Minho

No sopé da Serra da Cabreira, perto da azáfama da área metropolitana do Porto, existe um refúgio perfeito para descansar sem interrupções: onde o silêncio impera e só é interrompido pelo chilrear dos pássaros, pelo uivar do vento e pelas palavras amigáveis trocadas entre vizinhos de longa data. Estamos a falar de Vieira do Minho, vila portuguesa de excelência que integra o Distrito de Braga, com uma população de quase 13 mil habitantes. Por estes caminhos, as serras são verdejantes, as aldeias carregadas de história e as praias cheias de água doce.

As altitudes de Vieira do Minho

Casa da Cultura de Vieira do Minho

O que comer?

A cozinha vieirense está profundamente marcada pelos sabores rurais e serranos. As Couves com Feijão, procuradas durante estações frias do ano, é o mais afamado manjar tradicional. Confecionado entre novembro e março, após a matança do porco, guarda um lugar especial à mesa. A preparação requer mestria, técnica e muita dedicação: uma mistura cuidada das partes do porco – orelha, pé, barriga e costela – com os enchidos da época – salpicão, chouriça de carne e de sangue. Em muitas ocasiões, é acompanhada por couve-galega cegada, feijão amarelo, batatas cozidas, um fio de azeite e alho picado.

A Vitela de Barrosã é um prato igualmente famoso; em naco, grelhada ou assada, a textura tenra e suculenta continua a cativar as pessoas da terra e os turistas. O próprio gado é tratado de forma tradicional: nas encostas e prados da Serra da Cabreira e chega à mesa com um sabor inigualável.

Não perca o Festival do Fumeiro de Vieira do Minho, que celebra anualmente o trabalho das suas gentes nas mais diversas áreas: charcutaria, turismo, artesanato, cultura, etc. Pode ter um contacto direto com quem trabalha e vive da terra e do gado.


A vila de Vieira do Minho


O que fazer?

Conheça as aldeias de Vieira do Minho, o retrato de um Portugal antigo

No coração da Cabreira, há sítios que resistem às modernidades, onde as tradições passam de geração em geração: destaca-se a beleza natural e o inegável carácter histórico. As aldeias seculares de Vieira do Minho são pitorescas e guardam inúmeros segredos do Norte do país.

A Aldeia de Lamedo: 
Lamedo é uma pequena aldeia serrana com muitos anos de história. A área populacional é pequena, mas tem um elevado valor patrimonial, uma vez que oferece vários exemplos arquitetónicos medievais. É neste recanto do Rio Ave que começa o percurso pedestre, considerado por muitos, o mais bonito do Minho: o PR 6 VRM - Moinhos do Ave.

A Aldeia do Louredo:
Situada na base da Serra da Cabreira, numa encosta virada para o Rio Cávado, a Aldeia de Louredo está repleta de magia. Dominada pelo granito, visível nas casas, caminhos e espigueiros, é também conhecida pelo trabalho desenvolvido em cobre, pela cestaria de sangarinho – prática cada vez mais rara.

A Aldeia de Agra:
Banhada pelo Rio Ave, a Aldeia de Agra contém um cenário paisagístico excecional. Entre as casas de granito, serpenteiam as ruelas íngremes e planas, que desembocam no largo principal, junto à Igreja Paroquial de São Lourenço. O Rio acaba por proporcionar cascatas e lagoas de água cristalina, convidativas a refrescar os pés.

Aldeia do Lamedo
Aldeia de Lamedo

Aldeia do Louredo
Aldeia do Louredo

Aldeia de Agra
Aldeia de Agra

 

Um dia em Vieira do Minho

HORAS ATIVIDADE
10h00 Comece o dia com uma visita ao Santuário Nossa Senhora da Lapa, sem esquecer o seu Miradouro.
10h30 Siga para a Ponte Medieval de Misarela.
11h00 Termine a manhã no Poço das Traves, um recanto paradisíaco onde pode fazer um piquenique. 
14h00 Aproveite a Praia fluvial do Boco, uma das mais bonitas da região. 
17h00 Visite as várias aldeias místicas de Vieira do Minho. 
20h30 Termine o dia com um jantar na Pousada da Caniçada e aprecie da vista deslumbrante. 
scroll up