Com a recente quinta vitória no Dakar, Nasser Al-Attiyah reforçou o estatuto de lenda do TT mundial, mas o multifacetado piloto do Qatar também tem uma forte ligação aos ralis e, especificamente, ao Vodafone Rally de Portugal, que já ganhou por duas vezes, no WRC2. Estávamos em 2009 quando Al-Attiyah, já então campeão do PWRC, disputou o Rally de Portugal pela primeira vez, no Algarve, na altura ao volante de um Subaru Impreza de Grupo N. A partir daí, Al-Attiyah disputou a ronda portuguesa do Mundial com diferentes tipos de carro, entre os S2000, WRC e R5/RRC, ganhando a prova do WRC2 em 2014 e 2015, os anos em que se sagrou campeão mundial da categoria.
Na classe principal, Al-Attiyah competiu em Portugal com o Citroën DS3 WRC oficial (4º lugar à geral, em 2012) e com o Ford Fiesta RS WRC (5º lugar, em 2013), combinando sempre a espetacularidade do seu estilo de condução com a simpatia e popularidade fora do carro. Um traço que se estendia a outra das suas provas preferidas em Portugal, a Baja Portalegre 500, que, no entanto, nunca conseguiu vencer, apesar de ter ficado perto em 2007 e 2014.
Pelo meio, participou em seis edições dos Jogos Olímpicos e ganhou a medalha de bronze no tiro ao prato, nos Jogos Olímpicos de Londres, em 2012. Um campeão versátil… e com forte ligação a Portugal.