Sébastien Ogier conquistou a sua primeira vitória da era dos híbridos do Campeonato Mundial de Ralis da FIA - triunfando no RallyRACC - Rally de España -, ao mesmo que ajudou a garantir o título de construtores para a Toyota Gazoo Racing.
O francês tem estado a disputar uma temporada a tempo parcial para a Toyota esta época e assumiu o controlo desta penúltima ronda do calendário quando fixou alguns dos tempos mais rápidos desta prova em asfalto.
Conduzindo um GR Yaris, Ogier levou uma vantagem de 20,7 segundos na última etapa de domingo e podia dar-se ao luxo de negociar os quatro troços finais de velocidade sem correr riscos excessivos.
E foi essa a estratégia do francês, que já foi oito vezes campeão do mundo, que assim conquistou o seu primeiro triunfo da era híbrida da WRC.
Ogier concluiu as 19 especiais da prova catalã em 2h44m43,9s, deixando o belga Thierry Neuville (Hyundai i20) a 16,4 segundos e o finlandês Kalle Rovanperä (Toyota Yaris) a 34,5s.
Kalle Rovanperä, que se tornou o mais jovem campeão do mundo no início deste mês, confirmou um duplo pódio para a Toyota. O seu resultado garantiu à marca japonesa o segundo título de construtores sucessivo.
Com uma ronda a menos, a equipa baseada em Jyväskylä e liderada por Jari-Mati Latvala detém uma inatacável vantagem de 93 pontos sobre a Hyundai Motorsport e já não pode ser ultrapassada.