Presente no último Vodafone Rally de Portugal integrado nas comemorações dos 50 anos do WRC, Nicky Grist recordou a famosa vitória ao lado de Colin McRae na edição de 1998, após uma épica batalha com Carlos Sainz e Luis Moya. Os 2,1s que decidiram o rali continuam a ser a margem mais pequena de sempre na prova do ACP.
Nicky Grist navegou pilotos como Malcolm Wilson e Juha Kankkunen (com quem foi campeão do Mundo em 1993, na Toyota), mas o seu nome ficará para sempre ligado a Colin McRae. O navegador galês e a lenda escocesa foram protagonistas da mais renhida vitória de sempre na história do Rally de Portugal, em 1998. A dupla da Subaru, que vinha de duas desistências consecutivas, na Suécia e no Safari, entrou muito forte na prova portuguesa e liderava o rali no final da primeira etapa, com 44,2s de vantagem sobre Kankkunen (então na Ford) e 49,6s sobre Carlos Sainz (Toyota). A partir daí, ‘El Matador’ começou um ataque desenfreado que o colocou a 27,8s de McRae à entrada para o último dia, com Freddy Loix (também num Corolla WRC) entre ambos.
A última etapa tinha nada menos de oito classificativas e Sainz continua a aplicar pressão sobre McRae, com ambos a entrarem para o último troço, em Amarante, separados por apenas 6,8s. Sainz e Moya ganharam mais 4,7s nos últimos 11 quilómetros do rali, mas McRae e Grist resistiram e subiram ao primeiro lugar do pódio, por 2,1s. É a sexta margem de vitória mais curta da história do WRC.
“Foi mesmo até à última!”, recordou Nicky Grist, durante uma conversa na Exponor. “Foi uma grande batalha com o Carlos, recordo-me que ele estava a atacar como um doido no último dia. Os fãs foram incríveis. Havia muitos espanhóis a puxar pelo Carlos, mas muitos adeptos portugueses puxavam pelo Colin, por ele ser tão popular. O Colin e o Subaru eram sempre uma combinação espetacular, mas nesse dia ele realmente pilotou com o ‘coração’. Conseguimos ganhar por 2,1s, mas não importa, podiam ter sido 2m01s. Uma vitória é uma vitória!”, afirmou o ex-navegador de McRae. No ano seguinte, a dupla britânica viria a repetir a vitória em Portugal, desta vez com a Ford… e novamente na frente de Sainz!