As estradas florestais de Mortágua não fizeram parte do WRC durante 20 anos, até ao seu regresso, na edição do ano passado da prova portuguesa. É essencialmente rápida, atravessando uma floresta de eucaliptos. Algo rochosa em algumas zonas, tem uma pequena secção de asfalto na primeira parte. Um compromisso entre uma condução rápida, agressiva e técnica de é a chave para um bom resultado.
Neuville perdeu a roda dianteira esquerda na ligação para Mortágua e danificou o veio de transmissão, o que o fez perder 1m28,4s para Rovanperä no troço. Breen fez um pião e perdeu algum tempo a regressar à estrada devido à poeira que provocou. Loubet fez um pião, demorou a regressar e ficou com muita poeira no habitáculo do carro.
No WRC2, Mikkelsen lidera com uma vantagem de 38,3s sobre Suninen.
Carro #69. ROVANPERÄ/HALTUNEN
“Estava muito escorregadio. Não sei o quanto limpará para os adversários atrás, mas não foi fácil andar depressa. Mas penso que fizemos um trabalho bastante bom. Um dia muito duro e muita poeira dentro do carro”.
Carro #11. NEUVILLE/VYDAEGHE
“Perdi uma roda na ligação. Tive de a arranjar, mas fiquei com um veio de transmissão danificado”.
Carro #42. BREEN/NAGLE
“Fiz um pião. Agora tenho de verificar o carro”. Perdeu 53,8s para Rovanperä.
Carro #8. TÄNAK/JÄRVEOJA
“Preocupei-me apenas com cumprir o percurso e trazer o carro até ao fim”. Perdeu 15,7s para Rovanperä.
Carro #18. KATSUTA/JOHNSTON
“É um duro trabalho. É muito difícil nas zonas de raizeiros e o carro salta muito. Não é uma condução muito divertida, mas estamos aqui, pelo que estamos felizes”.
Carro #44. GREENSMITH/ANDERSSON
“Para mim, tronou-se impossível guiar o carro, porque já não tenho borracha nos pneus. É desapontante”.
Carro #33. EVANS/MARTIN
“O troço tem areia muito grossa e era bastante traiçoeiro. Em algumas zonas, não havia qualquer grip. Estamos aqui…”.
Carro #7. LOUBET/LANDAIS
“Voltei a falhar um cruzamento e não tenho pneu sobressalente, pelo que rodei com muito cuidado”. Perdeu 36 segundo para Rovanperä.
Carro #16. FOURMAUX/CORIA
“Estava a desfrutar bastante da classificativa, mas os pneus estão gastos e o grip mudava bastante. Foi uma classificativa limpa para mim e estou muito satisfeito por isso”.
Carro #6. SORDO/CARRERA
Sordo impede o 1, 2, 3 da Toyota, ao conseguir o terceiro posto à geral, relegando Katsuta para quarto. “Foi bom. Podia ter ido um pouco mais rápido em algumas zonas, mas gosto muito desta classificativa”.
Carro #20. MIKKELSEN/ERIKSEN
“Comecei a perder potência no motor nesta última especial. Não sei o que se passou, porque guiei com cautelas esta tarde. Os nossos adversários tiveram problemas. Vamos ver o que se passa na assistência”.
Carro #21. SUNUNEN/MARKKULA
“Foi uma boa classificativa”.