Jari-Matti Latvala estreou-se a vencer este ano após soberba prestação no Rally do México, onde bateu o Campeão do Mundo e colega de equipa Sébastien Ogier e o espanhol Dani Sordo.
O finlandês fez uma prova brilhante para levar de vencida a terceira ronda do Campeonato do Mundo de Ralis no México, o seu primeiro pódio este ano. Após um início mais comedido, o piloto do Volkswagen Polo R WRC entrou ao ataque no segundo dia de competição para assumir a liderança e não mais a perder até final.
Absolutamente dominador, com um total de 11 vitórias ao longo das 21 Especiais propostas, Latvala deu-se ao luxo de abrandar o ritmo neste domingo, principalmente na longuíssima Especial de 80 km (Guanajuato) que deu início ao último dia de prova, para terminar com 1:05,0s de vantagem sobre Ogier.
Enquanto isso, o gaulês começou bem, mas perdeu terreno a partir do segundo dia, queixando-se de problemas de aderência e acabando mesmo por reconhecer a derrota ainda no penúltimo dia de competição. Contudo, o Campeão em título e líder da classificação geral do Campeonato, não baixou os braços e chegou mesmo a vencer as duas últimas classificativas de ontem e os dois troços de hoje. Uma conjunto de resultados que lhe permitiu recuperar 30 segundos ao colega de equipa, o que acabou por representar a segunda dobradinha da época para a VW.
No baixo do pódio ficou Dani Sordo. O espanhol do Hyundai i20 WRC levou a cabo prova regular, mas modesta para garantir o primeiro Top 3 do ano. Sordo nunca ameaçou verdadeiramente os dois homens da marca germânica, mas também nunca viu o seu terceiro posto em risco, pelo que acabou por controlar para somar importantes após os dois sextos lugares garantidos em Monte Carlo e na Suécia.
Atrás dele ficou Mads Østberg. O norueguês foi o melhor representante da Ford com o seu Fiesta RS e acabou por tirar excelente partido do erro cometido por Hayden Paddon ao início de sábado. O toque e pião do neozelandês resultaram em grande perda da tempo e, apesar de todos os esforços, o jovem piloto já não teve como recuperar e teve de se contentar com o quinto posto.
Ott Tänak (Ford), Martin Prokop (Ford), Lorenzo Bertelli (Ford), Teemu Suninen (Skoda Fabia R5) e Valeriy Gorban (Mini Cooper WRC) completaram a lista dos dez primeiros.
O Campeonato do Mundo de Ralis regressa à estrada de novo na América Latina, desta feita na Argentina, com a quarta jornada do ano de 21 a 24 de Abril.