A sétima vitória da época deu ao gaulês a possibilidade de entrar no exclusivo clube de múltiplos vencedores de títulos; ele junta-se a Sébastien Loeb (nove ), Juha Kankkunen e Tommi Mäkinen (quatro cada) como os únicos com mais que dois ceptros em seu nome.
Ogier venceu as últimas sete classificativas do evento de três dias nas estradas de Terra de Nova Gales do Sul, Austrália, para ascender desde o quarto ao primeiro lugar e bater o colega de equipa na Volkswagen Motorsport, Jari-Matti Latvala por 12,3s, enquanto Kris Meeke terminou em terceiro a mais 20,3s.
“É uma época fantástica, a minha melhor. Sem erros, muitas grandes prestações e uma vez mais, esta foi uma grande prestação. É o rali mais difícil para estar a abrir a estrada e mesmo assim conseguimos ganhar. É a forma perfeita de conquistar o terceiro título,” disse.
Ogier deparou-se com as piores condições entre os pilotos da frente nos primeiros dois dias, limpando a estradas de gravilha para os que vinham atrás de si. Mas ele acabou por roubar a liderança a Meeke na especial nocturna de sábado e esteve imbatível nos troços de domingo.
A dobradinha da Volkswagen garantiu a coroa de construtores à formação germânica, mas Latvala ainda apanhou um susto perto do final ao terminar a penúltima especial com uma luz de aviso do alternador acesa. Meeke admitiu que não teve resposta para os Polo R no domingo. Depois de ter começado a apenas três décimos de segundo de Ogier, graças às melhores condições da estrada nas duas primeiras etapas, ele não tardou a perder terreno e a dar por si a lutar pela terceira posição com Andreas Mikkelsen.
Contudo, Mikkelsen entrou atrasado para a Assistência que marcava o meio deste domingo e foi penalizado em dez segundos, o que permitiu a Meeke respirar um pouco. Ele acabou por terminar com 5,9s de vantagem sobre o norueguês.
O neozelandês Hayden Paddon foi quinto com o Hyundai i20 para grande alegria da armada de fãs que atravessou o mar da Tasmânia para o apoiar. Ele terminou a 16,5s de Mikkelsen depois de ter chegado a lutar brevemente pela liderança na manhã de domingo.
Ott Tänak foi sexto, apesar de ruidosa transmissão do Ford Fiesta RS, terminando à frente da dupla da Hyundai, Thierry Neuville e Dani Sordo, em sétimo e oitavo, respectivamente. Sordo liderou nas primeiras três especiais de sexta-feira antes de ter perdido terreno com problemas de travões.
Elfyn Evans não se mostrou muito confiante e terminou em nono, com Nasser Al-Attiyah a fechar os dez primeiros e vencer o WRC2.
A sétima vitória da época deu ao gaulês a possibilidade de entrar no exclusivo clube de múltiplos vencedores de títulos; ele junta-se a Sébastien Loeb (nove ), Juha Kankkunen e Tommi Mäkinen (quatro cada) como os únicos com mais que dois ceptros em seu nome.
Ogier venceu as últimas sete classificativas do evento de três dias nas estradas de Terra de Nova Gales do Sul, Austrália, para ascender desde o quarto ao primeiro lugar e bater o colega de equipa na Volkswagen Motorsport, Jari-Matti Latvala por 12,3s, enquanto Kris Meeke terminou em terceiro a mais 20,3s.
“É uma época fantástica, a minha melhor. Sem erros, muitas grandes prestações e uma vez mais, esta foi uma grande prestação. É o rali mais difícil para estar a abrir a estrada e mesmo assim conseguimos ganhar. É a forma perfeita de conquistar o terceiro título,” disse.
Ogier deparou-se com as piores condições entre os pilotos da frente nos primeiros dois dias, limpando a estradas de gravilha para os que vinham atrás de si. Mas ele acabou por roubar a liderança a Meeke na especial nocturna de sábado e esteve imbatível nos troços de domingo.
A dobradinha da Volkswagen garantiu a coroa de construtores à formação germânica, mas Latvala ainda apanhou um susto perto do final ao terminar a penúltima especial com uma luz de aviso do alternador acesa. Meeke admitiu que não teve resposta para os Polo R no domingo. Depois de ter começado a apenas três décimos de segundo de Ogier, graças às melhores condições da estrada nas duas primeiras etapas, ele não tardou a perder terreno e a dar por si a lutar pela terceira posição com Andreas Mikkelsen.
Contudo, Mikkelsen entrou atrasado para a Assistência que marcava o meio deste domingo e foi penalizado em dez segundos, o que permitiu a Meeke respirar um pouco. Ele acabou por terminar com 5,9s de vantagem sobre o norueguês.
O neozelandês Hayden Paddon foi quinto com o Hyundai i20 para grande alegria da armada de fãs que atravessou o mar da Tasmânia para o apoiar. Ele terminou a 16,5s de Mikkelsen depois de ter chegado a lutar brevemente pela liderança na manhã de domingo.
Ott Tänak foi sexto, apesar de ruidosa transmissão do Ford Fiesta RS, terminando à frente da dupla da Hyundai, Thierry Neuville e Dani Sordo, em sétimo e oitavo, respectivamente. Sordo liderou nas primeiras três especiais de sexta-feira antes de ter perdido terreno com problemas de travões.
Elfyn Evans não se mostrou muito confiante e terminou em nono, com Nasser Al-Attiyah a fechar os dez primeiros e vencer o WRC2.