Kalle Rovanpera foi quem tudo dominou no Rali da Croácia. O piloto finlandês da Toyota só perdeu a liderança no penúltimo troço, devido à imensa chuva que estragou as contas e baralhou a escolha de pneus. O sempre líder perdia essa posição para Ott Tanak, por apenas 1,4 segundos, que foi o mais eficaz devido à acertada previsão meteorológica da Hyundai que fez a escolha de pneus fundamental para o assalto à vitória. Mas Kalle Rovanpera queria fazer justiça e, na Power Stage mostrou que não ia abrir mão de uma vitória anunciada desde o princípio do rali. Ganhou 5,7 segundos a Tanak, venceu o Rali da Croácia e somou os 5 pontos adicionais da Power Stage. Uma vitória absolutamente brilhante e emocionante que durou até aos últimos metros da prova.
Apesar da excelente resposta e do esforço feito por Ott Tanak, o piloto da Hyundai terminou o Rali da Croácia no 2º lugar a 4,3 segundos de Rovanpera, com o seu colega de equipa Thierry Neuville a ficar com o 3º lugar do pódio a distantes 2m21,0 do vencedor, colecionando uma série de azares, até um forte toque na Power Stage e uma penalização por excesso de velocidade. Se tudo aconteceu a Neuville, também Craig Breen perdeu a 3ª posição para Neuville, terminando no 4º lugar a 3m07,3 do vencedor. A pensar nas contas do campeonato para os construtores, Elfyn Evans fechou o “top 5” com o Toyota Yaris Rally1 a 3m46, seguido por Takamoto Katsuta também em Toyota.
Apesar de ter escolhido a melhor combinação de pneus para a parte final da prova, Tanak foi batido pelo génio de Rovanpera, que liderou a prova durante 19 dos 20 troços do Rali da Croácia. Entre os WRC2 vitória também merecida para Yohan Rossel que levou o Citroen C3 Rally2 ao triunfo, conquistando o 7º lugar da geral e vencendo a categoria com mais de um minuto de vantagem para os Skoda Fabia perseguidores de Kajetan Kajetanowicz, de Emil Lindholm e de Nikolay Gryazin que fechou o lote dos dez primeiros, nesta terceira ronda do WRC 2022.
Depois do Rali da Croácia, e antes do Vodafone Rally de Portugal (19 a 22 de maio), Kalle Rovanpera comanda o campeonato com 76 pontos, tendo triunfado em duas das três provas disputadas. Thierry Neuville ocupa a 2ª posição com 47 pontos, Craig Breen é o 3º com 30 pontos, seguido por Sébastien Loeb e por Ott Tanak, ambos com 27 pontos. Entre os construtores, a Toyota comanda com 126 pontos, seguida pela Hyundai com 84 e pela M-Sport Ford com 80 pontos.