A primeira especial do segundo dia do Vodafone Rally de Portugal foi ganhar por Dani Sordo. O piloto da Hyundai precisou de 19m41,5s para cumprir os 27,53 km da classificativa Ponte de Lima 1 e deixou Ott Tanak, o segundo mais rápido, a 1,3s de distância. O primeiro líder da prova, Andreas Mikkelsen, ficou com o terceiro registo, a 2,8s do espanhol, e perdeu o primeiro lugar na classificação geral.
Sordo está, agora, no comando do Voldafone Rally de Portugal mas tem uma vantagem de apenas 0,1s para o norueguês da Volkswagen. Kris Meeke fez o quarto tempo em Ponte de Lima 1 e ocupa a mesma posição na geral, a um segundo de Tanak, que é terceiro. O quinto é Jari-Matti Latvala, que sentiu algumas dificuldades com os pneus macios que escolheu para fazer esta primeira secção com o Polo WRC.
Quem também teve problemas foi Sébastien Ogier. O campeão do Mundo teve um furo na roda traseira direita do seu Volkswagen e não foi além do sexto posto. Ainda assim, perdeu apenas 5,9s para Sordo. Elfyn Evans foi outro dos pilotos que não começou bem o dia de hoje. O galês parou na ligação logo após a especial com problemas eléctricos no Fiesta.
No WRC2, o mais forte foi Pontus Tidemand. Na estreia do Skoda Fabia R5, o sueco está a mostrar que o carro checo é competitivo. No primeiro confronto do dia, bateu Nasser Al-Attiyah, em Ford Fiesta RRC, por um segundo. Yazeed Al-Rajhi ficou com o terceiro registo e Craig Breen abandonou com problemas de motor no seu carro. À geral, Al-Attiyah lidera com 0,5s de vantagem sobre Tidemand.