A segunda passagem pelos 37.92 quilómetros do troço de Amarante trouxe uma hecatombe à classificação do Vodafone Rally de Portugal. Elfyn Evans, que à entrada para a especial era segundo, a 22.4s do líder, comanda agora a prova com uma vantagem de 16.4s para Dani Sordo.
O galês venceu a classificativa e beneficiou dos problemas do até então líder, Ott Tänak. O estónio não terminou a classificativa SS14 - Amarante 2 porque a suspensão traseira direita do Hyundai cedeu. Um desfecho inglório para o estónio que, depois de ter tentado tudo para chegar ao final, ficou parado muito perto do final do troço.
Sébastien Ogier subiu a terceiro da geral. O francês optou por poupar os pneus macios do Toyota para poder atacar amanhã. A quarta posição é ocupada por Takamoto Katsuta, seguido de Gus Greensmith, que teve vários problemas com o pedal do acelerador do Ford, o que o condicionou ao cronómetro. Adrien Fourmaux ocupa a sexta posição.
No sétimo lugar da geral está o líder do WRC2, Esapekka Lappi, seguido de Teemu Suninen. Nota para Kalle Rovenperã, que não partiu para esta classificativa, devido a problemas de motor no Toyota Yaris.