Apesar de as contas lhe estarem já muito favoráveis, Ott Tänak não desarma na frente do 54.º Vodafone Rally de Portugal e vence mais uma classificativa, deixando Elfyn Evans a 22,5s, na segunda posição à geral.
A luta pela quarta está todavia ao rubro, porque Takamoto Katsuta recuperou 6,8 segundos a Sébastien Ogier e «colou-se» à quarta posição do francês – a apenas 0,4s. À frente dos dois pilotos da Toyota, Dani Sordo mantém a terceira posição, a 11,3s do segundo lugar de Evans e a uns já muito seguros 45,2s na frente de Ogier.
Kalle Rovanperä (sexto), Gus Greensmith (sétimo) e Adrien Fourmaux (oitavo) completam o lote de pilotos prioritários ainda em prova.
Quanto ao WRC2, com os problemas no turbo do Polo GTI R5 resolvidos, Nicolay Gryazin volta a ser competitivo e vence a especial com 7,6s sobre Esapekka Lappi, mas o segundo lugar do finlandês dá-lhe cada vez maior conforto na liderança da Classe, com uns razoavelmente seguros 16,2s sobre o compatriota Teemu Suninen.
Gryazin, agora na quinta posição, está a mais de um minuto do terceiro lugar de Oliver Solberg, mas ainda pode aspirar ao quarto posto que o campeão do mundo em título, Mads Ostberg, ocupa, 10,7s à frente do russo.