O Campeonato do Mundo de Ralis de 2015 não podia ter começado de forma mais emocionante em mais uma edição do Rally de Monte-Carlo. No que foi, segundo o próprio, um “regresso pontual”, Sébastien Loeb (Citroën) entrou ao ataque nas traiçoeiras condições de piso da primeira especial para assumir o comando, mas pelo segundo dia de prova a primeira posição era já de Sébastien Ogier, com os dois colegas de equipa na Volkswagen Motorsport a ocuparem as restantes posições do pódio.
Enquanto Loeb e Kubica (Ford) repartiam triunfos nos dois primeiros dia de acção, o Campeão do Mundo limitou-se à vitória nas segunda e oitava especiais, mas isso foi o bastante para assumir o controlo da prova, principalmente depois do contratempo de Loeb ditar a queda para a 15ª posição da geral, enquanto novo azar colocava travão na recuperação do polaco.
Já Latvala levava a cabo, tal como Mikkelsen, um rali de altos e baixos, com as recuperações fortes após a segunda classificativa a serem seguidas de subidas mais tímidas na geral. Aliás, o finlandês e noruguês foram os pilotos que mais beneficiaram com os contratempos de Loeb, Kris Meeke (Citroën) e Ott Tanak (Ford), estes dois a ocuparem até ao final do sétimo troço os quarto e quinto postos, respectivamente, à frente do terceiro homem da VW.
Com o terceiro dia de prova a começar com o cancelamento da 9ª especial (Prunières/Embrum) a acção foi depois reatada na tirada de 51,70 km de Lardier et Valença, com os três primeiros a controlarem os rivais, isto enquanto Kubica voltava a assinar uma vitória e mais dois segundos postos antes de um décimo tempo e novo acidente, já em ligação, após a 14ª especial, o que ditou o abandono. Quem também voltava a mostrar andamento forte era Loeb, com duas vitórias, dois segundos lugares, um terceiro e um nono, mas por esta altura era já tarde para almejar mais um pódio monegasco.
Enquanto isso, quem “assentou” arraiais no quarto posto da geral a partir do penúltimo dia de prova foi Mads Østberg (Citroën) que, depois de ter começado a prova em quinto, chegou a rodar em nono antes de encetar a recuperação. Uma prestação semelhante à de Thierry Neuville (Hyundai). O belga começou por ocupar o sexto posto para depois chegar também ele a rodar em nono antes de se chegar mais perto da frente e levar a cabo animado duelo com o colega de equipa Dani Sordo a quem acabou por levar a melhor ao cair do pano, relegando o espanhol para sexto.
No sétimo posto ficou Eflyn Evans (Ford), que fez um rali modesto, seguido do pluri Campeão do Mundo Loeb, com Martin Prokop (Ford) e Meeke a fechar o Top 10. Já o jovem Tanak, que surpreendeu no arranque do rali com um segundo posto na primeira especial, acabou por fazer uma prova da frente para trás para terminar em 18º depois de ter perdido muito tempo no arranque do terceiro dia.
O Campeonato do Mundo de Ralis prossegue agora com o Rally da Suécia de 12 a 15 de Fevereiro.
O Campeonato do Mundo de Ralis de 2015 não podia ter começado de forma mais emocionante em mais uma edição do Rally de Monte-Carlo. No que foi, segundo o próprio, um “regresso pontual”, Sébastien Loeb (Citroën) entrou ao ataque nas traiçoeiras condições de piso da primeira especial para assumir o comando, mas pelo segundo dia de prova a primeira posição era já de Sébastien Ogier, com os dois colegas de equipa na Volkswagen Motorsport a ocuparem as restantes posições do pódio.
Enquanto Loeb e Kubica (Ford) repartiam triunfos nos dois primeiros dia de acção, o Campeão do Mundo limitou-se à vitória nas segunda e oitava especiais, mas isso foi o bastante para assumir o controlo da prova, principalmente depois do contratempo de Loeb ditar a queda para a 15ª posição da geral, enquanto novo azar colocava travão na recuperação do polaco.
Já Latvala levava a cabo, tal como Mikkelsen, um rali de altos e baixos, com as recuperações fortes após a segunda classificativa a serem seguidas de subidas mais tímidas na geral. Aliás, o finlandês e noruguês foram os pilotos que mais beneficiaram com os contratempos de Loeb, Kris Meeke (Citroën) e Ott Tanak (Ford), estes dois a ocuparem até ao final do sétimo troço os quarto e quinto postos, respectivamente, à frente do terceiro homem da VW.
Com o terceiro dia de prova a começar com o cancelamento da 9ª especial (Prunières/Embrum) a acção foi depois reatada na tirada de 51,70 km de Lardier et Valença, com os três primeiros a controlarem os rivais, isto enquanto Kubica voltava a assinar uma vitória e mais dois segundos postos antes de um décimo tempo e novo acidente, já em ligação, após a 14ª especial, o que ditou o abandono. Quem também voltava a mostrar andamento forte era Loeb, com duas vitórias, dois segundos lugares, um terceiro e um nono, mas por esta altura era já tarde para almejar mais um pódio monegasco.
Enquanto isso, quem “assentou” arraiais no quarto posto da geral a partir do penúltimo dia de prova foi Mads Østberg (Citroën) que, depois de ter começado a prova em quinto, chegou a rodar em nono antes de encetar a recuperação. Uma prestação semelhante à de Thierry Neuville (Hyundai). O belga começou por ocupar o sexto posto para depois chegar também ele a rodar em nono antes de se chegar mais perto da frente e levar a cabo animado duelo com o colega de equipa Dani Sordo a quem acabou por levar a melhor ao cair do pano, relegando o espanhol para sexto.
No sétimo posto ficou Eflyn Evans (Ford), que fez um rali modesto, seguido do pluri Campeão do Mundo Loeb, com Martin Prokop (Ford) e Meeke a fechar o Top 10. Já o jovem Tanak, que surpreendeu no arranque do rali com um segundo posto na primeira especial, acabou por fazer uma prova da frente para trás para terminar em 18º depois de ter perdido muito tempo no arranque do terceiro dia.
O Campeonato do Mundo de Ralis prossegue agora com o Rally da Suécia de 12 a 15 de Fevereiro.
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