Jari-Matti Latvala aproximou-se da fugidia primeira vitória no asfalto depois de ter controlado a segunda etapa do Rally de França neste sábado.
Ele dilatou a vantagem para 28,0s depois de ganhar as primeiras quatro especiais aos comandos do Volkswagen Polo R WRC e abrandou depois o ritmo quando a oposição de Andreas Mikkelsen deixou de representar problema.
Latvala ganhou as três primeiras especiais da manhã, perto de Colmar, que inclui estradas usadas no Tour de França, antes de trocar a afinação do carro para a tarde. Mais rápido na classificativa seguinte, a vantagem do finlandês passou pela primeira vez a marca dos 20 segundos depois de Mikkelsen abrandar o andamento.
Apesar da vantagem, Latvala terá em mente o que se passou na Alemanha, onde liderou no último dia, mas deitou tudo a perder ao sofrer um acidente.
Mikkelsen, a levar a cabo a primeira campanha completa no Campeonato do Mundo de Ralis, tem os olhos postos na terceira posição da geral e pode muito bem garantir esse objectivo neste fim-de-semana. Tirando a suspensão demasiado macia durante a tarde, o norueguês teve um dia sem problemas com o seu Polo R.
Kris Meeke terminou o dia em terceiro a mais 25,7s da frente com o seu Citroën DS3 WRC. O irlandês admitiu não conseguir igualar o ritmo dos que rodavam à sua frente e recusou arriscar um potencial pódio, isto apesar de ter furado o pneu frontal direito na penúltima classificativa.
Dani Sordo defendeu-se bem dos ataques de Robert Kubica na luta pela quarta posição que contou com mais dois opositores. Ele terminou com 0,9s de margem sobre o polaco, que subiu dois furos na classificação apesar do susto na SS9 quando tocou num muro e fez 15km com o pneu traseiro direito do Ford Fiesta RS WRC parcialmente fora da jante. Mikko Hirvonen ficou a 12,0s, em sexto com o Fiesta RS.
Mads Østberg começou o dia em quinto, mas caiu para o final do quarteto depois de problemas com o diferencial traseiro durante a tarde. Ele foi penalizado em 70s depois de controlar tarde para a SS13 devido ao trabalho que teve de levar a cabo no DS3 para colmatar uma fuga de óleo.
Elfyn Evans foi oitavo; o galês recuperou duas posições depois dos problemas de ontem e está a apenas 12m2s de Østberg, com os Hyundai i20 WRC de Bryan Bouffier e Thierry Neuville a completarem o Top 10.
O Campeão do Mundo Sébastien Ogier ascendeu ao 18º lugar depois dos dramas de ontem. O gaulês venceu duas especiais, a segunda a representar a 300ª vitória da carreira em classificativas.
Jari-Matti Latvala aproximou-se da fugidia primeira vitória no asfalto depois de ter controlado a segunda etapa do Rally de França neste sábado.
Ele dilatou a vantagem para 28,0s depois de ganhar as primeiras quatro especiais aos comandos do Volkswagen Polo R WRC e abrandou depois o ritmo quando a oposição de Andreas Mikkelsen deixou de representar problema.
Latvala ganhou as três primeiras especiais da manhã, perto de Colmar, que inclui estradas usadas no Tour de França, antes de trocar a afinação do carro para a tarde. Mais rápido na classificativa seguinte, a vantagem do finlandês passou pela primeira vez a marca dos 20 segundos depois de Mikkelsen abrandar o andamento.
Apesar da vantagem, Latvala terá em mente o que se passou na Alemanha, onde liderou no último dia, mas deitou tudo a perder ao sofrer um acidente.
Mikkelsen, a levar a cabo a primeira campanha completa no Campeonato do Mundo de Ralis, tem os olhos postos na terceira posição da geral e pode muito bem garantir esse objectivo neste fim-de-semana. Tirando a suspensão demasiado macia durante a tarde, o norueguês teve um dia sem problemas com o seu Polo R.
Kris Meeke terminou o dia em terceiro a mais 25,7s da frente com o seu Citroën DS3 WRC. O irlandês admitiu não conseguir igualar o ritmo dos que rodavam à sua frente e recusou arriscar um potencial pódio, isto apesar de ter furado o pneu frontal direito na penúltima classificativa.
Dani Sordo defendeu-se bem dos ataques de Robert Kubica na luta pela quarta posição que contou com mais dois opositores. Ele terminou com 0,9s de margem sobre o polaco, que subiu dois furos na classificação apesar do susto na SS9 quando tocou num muro e fez 15km com o pneu traseiro direito do Ford Fiesta RS WRC parcialmente fora da jante. Mikko Hirvonen ficou a 12,0s, em sexto com o Fiesta RS.
Mads Østberg começou o dia em quinto, mas caiu para o final do quarteto depois de problemas com o diferencial traseiro durante a tarde. Ele foi penalizado em 70s depois de controlar tarde para a SS13 devido ao trabalho que teve de levar a cabo no DS3 para colmatar uma fuga de óleo.
Elfyn Evans foi oitavo; o galês recuperou duas posições depois dos problemas de ontem e está a apenas 12m2s de Østberg, com os Hyundai i20 WRC de Bryan Bouffier e Thierry Neuville a completarem o Top 10.
O Campeão do Mundo Sébastien Ogier ascendeu ao 18º lugar depois dos dramas de ontem. O gaulês venceu duas especiais, a segunda a representar a 300ª vitória da carreira em classificativas.