Numa prova de asfalto muito técnica e rápida, a autenticidade da condução torna-se essencial para se alcançarem os desejados resultados. O bicampeão Kalle Rovanpera é sinónimo de eficiência, como demonstra a naturalidade com que tripula o Toyota Yaris Rally1. Mas para que tudo funcione da melhor forma, há que escutar sugestões de quem tem mais experiência e oito título mundiais no currículo. Sébastien Ogier, companheiro de equipa de Rovanpera, mas com um programa parcial, não deu tréguas na luta pela vitória, mostrando-se, no entanto, impotente para segurar o jovem piloto finlandês, apesar de inúmeras tentativas.
Kalle foi sempre líder nas Canárias e venceu 15 das 18 especiais de classificação, desperdiçando duas super-especiais onde o espetáculo concentrado era o principal objetivo. Um perfeito confronto de gerações, ganho pelo campeão mais jovem, mas que nunca deixou de ouvir a opinião de quem tem muito mais experiência.
Os pneus, são peça fundamental para se alcançarem bons resultados. A Hankook, agora fornecedora do WRC 2025, sublinhou este importante teste no asfalto do Rali das Canárias, afirmando igualmente a importância dos testes em terra no Vodafone Rally de Portugal, já daqui a três semanas, uma prova apetecida para todos os intervenientes, como foi referido por todos.
A exibição de outro mundo de Kalle Rovanpera, está em linha com a eficácia dos Yaris Rally1 que demonstraram sempre uma afinação primorosa para as características do asfalto espanhol, ao contrário da Hyundai que teve uma prova para esquecer, tornando-se talvez no rali mais difícil para a equipa nos últimos tempos. Na quarta prova do ano, a saudável convivência entre Rovanpera e Ogier esteve em destaque, apesar de duelos constantes entre os dois pilotos, num terreno onde se testaram importantes misturas de pneus para o asfalto, antes de um muito desejado ensaio nas especiais de terra do Vodafone Rally de Portugal, entre 15 e 18 de maio.