Recrutado à última hora para substituir Sébastien Ogier no ORLEN Rali da Polónia, Kalle Rovanperä não perdeu tempo e mostrou por que motivo é o bicampeão do Mundo em título. O finlandês regressou às vitórias no WRC e Elfyn Evans completou a ‘dobradinha’ da Toyota nos rápidos troços polacos, com Adrien Fourmaux (Ford) a garantir mais um pódio.
Kalle Rovanperä estava a mudar as velas de ignição da sua moto de água, junto a um lago, na Finlândia, quando recebeu uma chamada de Kaj Lindstrom, diretor desportivo da Toyota Gazoo Racing. Horas antes, Sébastien Ogier e Vicent Landais tinham sofrido um aparatoso acidente nos reconhecimentos do Rali da Polónia, quando embateram num carro de estrada, provocando lesões no oito vezes campeão do Mundo. Depois de passar pelo hospital, Ogier regressou a França com uma proteção cervical e Rovanperä e o navegador Jonne Halttunen voaram para a Polónia, a menos de 48 horas do início do rali.
Apesar da pouquíssima preparação e dos reconhecimentos feitos em ‘contra-relógio’, Rovanperä e Halttunen ganharam a 80.ª edição do ORLEN Rali da Polónia, a 13.ª vitória da dupla na categoria-rainha do WRC e a segunda este ano, depois do triunfo no Safari.
Andreas Mikkelsen terminou a penúltima etapa a 9,4s de Rovanperä, mas o norueguês da Hyundai Shell Mobis sofreu um furo logo no primeiro troço de domingo, descendo a um inglório sexto lugar final. Elfyn Evans aproveitou e subiu a segundo, completando a ‘dobradinha’ da Toyota e ganhando pontos a Thierry Neuville no campeonato, já que o belga não foi além do quarto lugar, apesar de ter vencido a Power Stage.
Adrien Fourmaux, por sua vez, conseguiu o terceiro pódio da sua temporada, com o Puma Rally1 Hybrid da M-Sport Ford, enquanto o letão Martins Sesks levou um Puma Rally1 sem o sistema híbrido ao quinto lugar da geral.
Com estes resultados, Neuville tem agora 15 pontos de vantagem sobre Evans no Mundial, com seis provas para disputar, enquanto Ott Tänak, que desistiu na Polónia após ter embatido num veado, regressando depois em Super Rally, está agora a 21 pontos do seu companheiro de equipa.
Prestes a fazer a sua estreia na categoria-rainha, o jovem Sami Pajari (Toyota) voltou a ganhar no WRC2, enquanto Diego Domínguez (Ford) garantiu mais um triunfo no WRC3.
A oitava prova do WRC será o Rali da Letónia, de 18 a 21 de julho.