O charme de Fafe não passa somente pelos cenários naturais de grande esplendor, mas também pela paisagem histórica: uma máquina do tempo que transporta cada visitante a uma época onde reina a tradição e o misticismo. Localizado a norte do Distrito de Braga, esta cidade situa-se entre as margens dos Rios Vizela, Ferro e Bugio, circundada pelo trilho montanhoso da Serras de Fafe. Com pouco mais de 48 mil habitantes, Fafe é conhecida por ter uma gastronomia típica do norte e por um património que vai buscar influências ao outro lado do oceano.
A vida urbana desenvolveu-se pela mão da comunidade emigrante no Brasil, que viu em Fafe tremendo potencial. Desde então, a cidade tem registado um aumento em visitas turísticas e atividades culturais, alcançando uma imagem mais cosmopolita. E é precisamente nesta divisão entre o moderno e o antigo, entre a vontade de preservar as tradições e a ambição de se mostrar ao mundo, que Fafe prevalece.
O que comer?
Semelhante à cozinha do norte de Portugal, em Fafe a gastronomia assenta em grandes pratos e perfumada de cheiros fortes. A vitela assada à moda de Fafe é a glória dos comeres locais e um símbolo de notoriedade nacional. Para José Augusto Vieira, esta iguaria tornava a cidade "numa celebridade entre os amadores da carne tenra e branca".
Os melhores restaurantes são aqueles com um aspeto familiar: servem a carne num forno de lenha, em forma de nacos, acompanhados de batatas e regados com o famoso vinho da região.
As Feiras Francas de Maio, além de organizarem espetáculos e exposições, são conhecidas por servirem a vitela assada aos turistas que por lá passam todos os anos. É a oportunidade perfeita para se sentir integrado nos costumes locais.
O que fazer?
- Visite a "casa mais estranha do mundo"
Famosa pela originalidade, entre quatro rochas de grandes dimensões, a Casa do Penedo foi inaugurada em 1974 e destaca-se pela arquitetura exterior: uma construção oblíqua sem ângulos retos, triângulos nem círculos. A Casa tem recebido uma atenção crescente nos últimos anos, especialmente por turistas internacionais, que visitam Fafe somente para este propósito.
Aproveite uma tarde à beira da piscina da Casa, soboreie a famosa vitela à moda de Fafe e ainda usufrua dos vários itinerários disponíveis. É proibido fotografar o interior e a própria Casa está isenta de qualquer tecnologia: a luz é de velas, o piso é térreo e amplo e o aquecimento vem de uma lareira.
- A mão de obra brasileira
O século XIX marcou as terras de Fafe com a forte incidência emigratória do Brasil. A chamada Arquitetura dos "Brasileiros" é um dos traços mais marcantes do urbanismo de Fafe, assim como um dos ex-libris da terra. As construções oriundas deste período são um símbolo de afirmação e de orgulho local. Locais como Arquivo Municipal, a Casa do Santo Novo, o Jardim do Calvário e o Teatro Cinema são ótimos exemplos e todos sítios recomendáveis. Parta à descoberta destas gloriosas marcas do tempo.
Um dia em Fafe