A Hyundai Shell Mobis WRT tem uma das mais impressionantes estruturas de assistência do WRC. Estreado este ano, o novo edifício-móvel montado no Vodafone Rally de Portugal albergou os três i20 N Rally1 e cerca de 100 pessoas, entre pilotos, diretores, mecânicos, engenheiros e elementos do hospitality. Um mini-resort para ralis… com sotaque português.
Thierry Neuville, Ott Tänak e Dani Sordo foram as faces mais visíveis da equipa oficial da Hyundai no Vodafone Rally de Portugal. Mas para que as estrelas da marca sul-coreana possam discutir as vitórias e os pódios no WRC, há toda uma impressionante operação de logística que é delineada para cada evento. No início desta época, a Hyundai estreou uma nova ‘motorhome’ que é montada nos parques de assistência e que substituiu a já de si impressionante estrutura usada até 2021, onde se destacava o piso superior que permitia aos convidados da equipa poderem observar, de cima, a assistência aos i20 Coupe WRC.
“Esta nova estrutura demora quatro a cinco dias para montar e cerca de dois dias para desmontar”, revela o diretor da equipa, o francês Julien Moncet, que fala português devido a ligações familiares ao Brasil. “A configuração é bem diferente da que tínhamos no ano passado. Agora temos o hospitality de um lado, com dois pisos, e a área de serviço do outro lado, com os carros e o espaço para os engenheiros, que podem agora trabalhar bem perto dos carros.”
Condomínio de luxo
Para se ter uma noção do espaço disponível, a estrutura de dois pisos do hospitality tem cerca de 200 metros quadrados de área útil e a zona de assistência tem 320 metros quadrados. A montagem de toda a estrutura é feita por uma equipa de 16 pessoas. O serviço de catering, por exemplo, é assegurado por oito pessoas, que servem refeições confecionadas numa cozinha-móvel, instalada num dos camiões (mais de uma dezena) que a Hyundai leva para cada evento na Europa.
“Na nossa sede, em Alzenau, trabalham mais de 250 pessoas de 25 nacionalidades diferentes”, refere Julien Moncet. “Normalmente, para uma prova com três carros, levámos cerca de 75 pessoas da equipa para ralis de terra e cerca de 90 para os ralis de asfalto. Depois há as pessoas que trabalham na montagem das estruturas, no catering, convidados, etc.”
Há portugueses que trabalham na Hyundai Motorsport há vários anos e que foram campeões do Mundo de equipas com a marca coreana, em 2019 e 2020. É o caso da responsável de Comunicação e Relações-Públicas, Nicoletta Russo, ou do mecânico Jorge Leite, só para citar dois dos portugueses que estiveram a trabalhar na Exponor. A Hyundai Portugal é também um dos clientes da divisão de Customer Racing e este ano viu Ricardo Teodósio levar o i20 N Rally2 à vitória na prova do CPR no Vodafone Rally de Portugal.
Como uma operação tão importante, entre os Rally1 e Rally2, não admira, por isso, que a foto de família da Hyundai em Portugal tenha sido tão impressionante como a própria estrutura de assistência na Exponor.
Números da Hyundai Shell Mobis WRT no Vodafone Rally de Portugal:
RECURSOS HUMANOS
3 Duplas de pilotos
1 Diretor-Geral
1 Team Manager
1 Coordenador-geral
1 Coordenador para reconhecimentos / equipa de meteorologia
1 Coordenador dos pilotos
2 Elementos de Comunicação e Relações-Públicas
2 Elementos do Marketing
1 Fisioterapeuta
3 Engenheiros de carro
3 Engenheiros de telemetria
2 Engenheiros de motor
3 Mecânicos-chefe (um por carro)
20 Mecânicos / Técnicos
5 Elementos equipa de meteorologia
1 Especialista de meteorologia
3 Mecânicos de reconhecimentos
8 Motoristas de camião
+Staff sul-coreano
+Elementos do catering
+Construtores do espaço de assistência e hospitality
VEÍCULOS
3 Hyundai i20 N Rally1
3 Carros de reconhecimentos
1 Carro de reconhecimentos de reserva
2 Carrinhas de apoio a reconhecimentos
13 Carros ligeiros Hyundai para o staff
7 Veículos para convidados
4 Camiões para transporte de carros
4 Camiões para material de apoio
10 Camiões para montagem do espaço de Assistência e Hospitality