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Mundial prossegue com o Neste Oil Rally Finland 2013

25 julho 2013

A ronda de abertura da segunda metade da época de 2013 leva pilotos e máquinas ao evento mais rápido do calendário, uma jornada muito popular que esta ano apresenta a mais extensa lista de inscritos do WRC das últimas duas temporadas. Para os pilotos é a delícia de conduzir a alta velocidade em especiais de terra sem o receio de danificar os carros, enquanto para os entusiastas do automobilismo é o espectáculo ímpar das estradas tridimensionais com os carros constantemente a levantarem voo. E para os jovens da cidade de Jyvaskyla e arredores o final do rali no sábado significa festa noite fora.
O evento deste ano viu a sua janela temporal aumentada, com a quinta-feira a contar com mais especiais, o que representa cerca de mais 10% de distancia competitiva. Contudo, a prova continua a apresentar uma das mais baixas percentagens de distância competitiva em todo o calendário, o que não é popular entre os concorrentes num país onde os limites de velocidades são aplicados com muita diligência. Apesar do evento viajar para Sul no Dia 1 em direcção a Helsínquia, não há lugar à apresentação na cidade de Lahti.
Característica especial do percurso deste ano é acção no Dia 1 na estância de esqui de Himos, perto de Jamsa, onde a primeira especial tem lugar de manhã, seguindo-se depois uma dupla passagem nocturna no mesmo troço. Perto de Jyvaskyla tem lugar a Super Especial em Killeri, na noite do Dia 1. O Neste Oil Rally da Finlândia, anteriormente conhecido como “Rali dos 1000 Lagos”, é o evento mais antigo do Campeonato do Mundo, é o único a fazer parte do calendários desde o início da competição em 1973 e é o único em todo o Mundial a ter sempre começado e acabado na mesma cidade.
O piloto do Qatar Abdulaziz Al Kuwari lidera o WRC2 com o seu Fiesta RRC, enquanto Nicolas Fuchs (ausente nesta jornada) é o primeiro classificado da Taça de Produção com o seu Mitsubishi. Após quatro meses de ausência devido a lesão nas costas, Yazeed está de volta ao Campeonato, também num Fiesta RRC, mas Rashid Al Ketbi desistiu. Ele lesionou-se num braço durante o Rally de Itália, na Sardenha, e que exigiu recentemente uma operação. O evento será também palco da acção da competição mono-marca Citroën Top Driver, que faz rodar os carros R3T na categoria WRC3, na se incluem também os dez concorrentes dos Juniores aos comandos do Fiesta R2.
As estatísticas da primeira metade da época do WRC enfatizam o domínio da Volkswagen. Das 120 especiais disputadas ao longo das sete primeira jornadas, os pilotos da VW, Ogier, Latvala e Mikkelsen, totalizaram entre si 70 vitórias em classificativas, conta 29 para a Citroën e 24 para os pilotos Ford; junte-se a isto o facto dos pilotos VW terem liderado ao longo de 89 especiais, enquanto a Citroën (sempre com Loeb) só esteve na frente durante 24 troços e a Ford apenas ao longo de sete. Sébastien Ogier é o líder destacado da tabela de Pilotos com 154 pontos, o único a ter somado pontos em todas as jornadas e nas seis vezes em que a Power Stage foi disputada. O companheiro de equipa Jari-Matti Latvala é segundo com 90 pontos, enquanto o terceiro classificado é o piloto Ford Thierry Neuville, com 70 pontos. A VW lidera na tabela de marcas com 220 pontos, contra os 174 da Citroën, enquanto as duas formações do Qatar estão empatadas em terceiro com 89.
A ronda de abertura da segunda metade da época de 2013 leva pilotos e máquinas ao evento mais rápido do calendário, uma jornada muito popular que esta ano apresenta a mais extensa lista de inscritos do WRC das últimas duas temporadas. Para os pilotos é a delícia de conduzir a alta velocidade em especiais de terra sem o receio de danificar os carros, enquanto para os entusiastas do automobilismo é o espectáculo ímpar das estradas tridimensionais com os carros constantemente a levantarem voo. E para os jovens da cidade de Jyvaskyla e arredores o final do rali no sábado significa festa noite fora.

O evento deste ano viu a sua janela temporal aumentada, com a quinta-feira a contar com mais especiais, o que representa cerca de mais 10% de distancia competitiva. Contudo, a prova continua a apresentar uma das mais baixas percentagens de distância competitiva em todo o calendário, o que não é popular entre os concorrentes num país onde os limites de velocidades são aplicados com muita diligência. Apesar do evento viajar para Sul no Dia 1 em direcção a Helsínquia, não há lugar à apresentação na cidade de Lahti.

Característica especial do percurso deste ano é acção no Dia 1 na estância de esqui de Himos, perto de Jamsa, onde a primeira especial tem lugar de manhã, seguindo-se depois uma dupla passagem nocturna no mesmo troço. Perto de Jyvaskyla tem lugar a Super Especial em Killeri, na noite do Dia 1. O Neste Oil Rally da Finlândia, anteriormente conhecido como “Rali dos 1000 Lagos”, é o evento mais antigo do Campeonato do Mundo, é o único a fazer parte do calendários desde o início da competição em 1973 e é o único em todo o Mundial a ter sempre começado e acabado na mesma cidade.

O piloto do Qatar Abdulaziz Al Kuwari lidera o WRC2 com o seu Fiesta RRC, enquanto Nicolas Fuchs (ausente nesta jornada) é o primeiro classificado da Taça de Produção com o seu Mitsubishi. Após quatro meses de ausência devido a lesão nas costas, Yazeed está de volta ao Campeonato, também num Fiesta RRC, mas Rashid Al Ketbi desistiu. Ele lesionou-se num braço durante o Rally de Itália, na Sardenha, e que exigiu recentemente uma operação. O evento será também palco da acção da competição mono-marca Citroën Top Driver, que faz rodar os carros R3T na categoria WRC3, na se incluem também os dez concorrentes dos Juniores aos comandos do Fiesta R2.

As estatísticas da primeira metade da época do WRC enfatizam o domínio da Volkswagen. Das 120 especiais disputadas ao longo das sete primeira jornadas, os pilotos da VW, Ogier, Latvala e Mikkelsen, totalizaram entre si 70 vitórias em classificativas, conta 29 para a Citroën e 24 para os pilotos Ford; junte-se a isto o facto dos pilotos VW terem liderado ao longo de 89 especiais, enquanto a Citroën (sempre com Loeb) só esteve na frente durante 24 troços e a Ford apenas ao longo de sete. Sébastien Ogier é o líder destacado da tabela de Pilotos com 154 pontos, o único a ter somado pontos em todas as jornadas e nas seis vezes em que a Power Stage foi disputada. O companheiro de equipa Jari-Matti Latvala é segundo com 90 pontos, enquanto o terceiro classificado é o piloto Ford Thierry Neuville, com 70 pontos. A VW lidera na tabela de marcas com 220 pontos, contra os 174 da Citroën, enquanto as duas formações do Qatar estão empatadas em terceiro com 89.

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