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O que “bebem” os carros de rali

05 junho 2023

Um carro de corrida é, por inerência, um carro mais competitivo e com um motor mais potente do que aqueles que, porventura, lhe dão origem. Por isso, na preparação ou transformação do órgão que dá alma e emoção a cada máquina, quase não se olham a meios para que ele seja bem “alimentado” em termos de ar e combustível. As únicas limitações são as que são impostas pelos regulamentos técnicos, de modo a que a competição se faça dentro de um espírito de total equilíbrio. E é precisamente para que esse equilíbrio seja uma realidade que a gasolina foi igual para todos os participantes no Vodafone Rally de Portugal.

A marca é Panta, a capacidade antidetonação dentro dos cilindros é superior a 100 octanas (nos postos de combustíveis comuns, o valor oscila entre os 95 e 98 da gasolina super) e o preço por litro é de 6,57 euros (mais IVA). Um número muito superior ao que se regista atualmente nos postos de abastecimento nacionais, mas que se justifica pelos maiores requisitos exigidos pelos motores de competição.

Quanto aos consumos, por estarmos a falar de motores potentes, naturalmente, os valores também são bem superiores aos carros do dia a dia. Um Peugeot 208 Rali4, uma das categorias de iniciação nos ralis, consome em média 50 litros por cada 100 quilómetros de troço cronometrado. Já um Citroën ou Skoda Fabia Rali 2, que nas provas do Mundial “alinham” como WRC2, gastam 65 litros aos 100, enquanto os “top” WRC1 como são os Ford Fiesta R1, Hyundai i20 ou Toyota Yaris oficiais, podem chegar a consumir 80 litros/100km em troço cronometrado, tudo dependendo do desenho da classificativa.

Ora, se pensarmos que o Vodafone Rally de Portugal teve entre 121 km no primeiro dia e 325 ao fim do último dia, como alguém disse um dia… é só fazer contas.

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